back-to-top

Marca a página

Português
O futuro
aprende consigo.
  • ApresentaçãoApresentação
  • AulaAula

20210082_PAGINA SITE_GRELHA-MOBILE.png20210082_PAGINA SITE_GRELHA-DESKTOP.png

Professor + Aluno

Manual 

20210082_PAGINA SITE_20203826_TEXTO_MANUAL_1.png20210082_PAGINA SITE_20203826_TEXTO_F010.png

Manual

  • Guia do Professor na banda lateral


Páginas de escrita

20210082_PAGINA SITE_20203826_TEXTO_F004.png

Páginas de escrita (livro da badana)

  • Infografias acompanhadas de exercícios para o desenvolvimento do domínio da Escrita

Páginas de atividades

20210082_PAGINA SITE_20203826_TEXTO_F005.png20210082_PAGINA SITE_20203826_TEXTO_F006.png

  • Caderno de atividades sobre todos os domínios, com soluções
  • Exercícios com dois níveis de dificuldade identificados
  • Exclusivo Professor: soluções integradas nos exercícios

Manual Digital Interativo

20210082_PAGINA SITE_20203826_TEXTO_F001.png

Em papel, no computador ou no telemóvel…

    • Instalivros sobre obras do projeto de leitura (EVstory)
    • QuizEV (Gramática)
    • Gerador de testes interativo
    • Vídeos e atividades sobre todos os conteúdos


    E muito, muito mais!
Instalivro: 1984, George Orwellplay

Instalivro: 1984, George Orwell

Pedro e Inês (trailer)play

Pedro e Inês (trailer)

Conjugador verbal interativoplay

Conjugador verbal interativo

App EV Smart Book
escola-virtual

Descarregue o seu manual para o computador, tablet, telemóvel ou até para uma PEN Drive e utilize-o sem necessitar de ligação à Internet. Para uma melhor gestão do espaço do dispositivo, poderá descarregar o projeto na totalidade ou apenas os recursos de que necessita. Em casa ou na escola, tire partido de todas as funcionalidades da componente digital do manual, sem restrições e sem necessitar de ligação à Internet.

escola-virtualescola-virtual

Exclusivo do Professor

info-button

Manual de operacionalização
de projetos

20210082_PAGINA SITE_20203826_TEXTO_F007.png

  • Materiais para a operacionalização em DAC dos projetos apresentados no manual

Trabalho autónomo | E@D


20210082_PAGINA SITE_20203826_TEXTO_F008.png

  • Propostas de guiões de aprendizagem autónoma por unidade
  • Propostas de trabalho colaborativo por unidade

Projeto de leitura

20210082_PAGINA SITE_20203826_TEXTO_PROJLEIT_6.png

  • Materiais para a operacionalização do projeto de leitura

Dossiê do Professor


  • Apresentação do projeto
  • Documentos orientadores no Marca a página
  • Planificações e planos de aula (amostra)
  • Testes de avaliação e Questões de aula
  • Fichas de trabalho (por domínio)
  • Materiais de apoio

Manual Exemplar do professor

20210082_PAGINA SITE_20184355_CAD APRES PROJ_F012.png



  • 5 unidades – trabalho sobre todos os domínios organizado por obras literárias.
  • Páginas de consulta – unidade com informação e exercícios de Gramática e géneros textuais.
  • Glossário – bloco informativo final para esclarecimento de simbologias, aspetos culturais e históricos.
  • Páginas de escrita – pequeno livro da badana com infografias e exercícios de escrita.

Mais-valias

Aprendizagens significativas
Educação Literária trabalhada em pequenos excertos, com resumos de preparação para a leitura e notas laterais


Conteúdos teóricos devidamente enquadrados

Explicações claras e contextualizadas dos tópicos do programa, com breves exercícios de verificação


Fácil articulação com Domínios de Autonomia Curricular
Propostas de projetos interdisciplinares em DAC


Projeto de leitura
Sugestões de leitura contextualizadas em cada unidade

Personalização da aprendizagem
Exercícios específicos de treino para o exame. Páginas de atividades com exercícios de nível diferenciado. Testes de avaliação também com acomodações.


Materiais facilitadores para o Professor

Banda lateral com soluções detalhadas e remissões para as AE e conteúdos digitais. Testes de avaliação com matriz e cenários com níveis de desempenho.


Gerador de testes interativo
Ferramenta inovadora que lhe permite
gerar dezenas de testes relacionados com o seu manual, de diferentes graus de dificuldade, tipologia, adaptados à realidade das suas turmas.


4 razões + 1 

para adotar um Projeto Porto Editora

1

Alinhado com o presente, orientado para o futuro

Reflete as orientações das Aprendizagens Essenciais, dando sustentabilidade aos objetivos definidos para o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Ver mais

2

Facilitador e potenciador do trabalho do professor

Inclui propostas, coerentes e testadas, para o trabalho interdisciplinar e de articulação curricular, atividades que permitem a diferenciação pedagógica e a inclusão e oferece uma diversidade de instrumentos de avaliação.

Ver mais

3

Motivador e estimulante para os alunos

Concilia o melhor de dois mundos: uma abordagem simples, objetiva, realista e graficamente ajustada à idade, e as melhores e mais apelativas soluções tecnológicas – enorme diversidade de conteúdos digitais.

Ver mais

4

Flexível e adaptável para qualquer contexto educativo

Está preparado para ajudar em quaisquer circunstâncias: na sala de aula, no ensino à distância ou em regime misto.

Ver mais

5

Um projeto sustentado, com apoio permanente

Consigo estará uma equipa altamente profissional, sempre disponível para lhe dar todo o apoio que precisa para alcançar os seus objetivos

Ver mais

Num contexto de mudança e de grandes desafios, proporcionamos-lhe inovação, confiança e segurança para que continue a liderar o processo de ensino-aprendizagem.

marca-pagina-opengraph-sq.jpg


Vamos chegar aos alunos com atividades eficazes e aprendizagens significativas!


Equipa

A nossa história
e as nossas ideias

Autores

  • Ricardo Cruz
  • Isolete Sousa
  • Bárbara Tavares
  • Daniela Pinheiro
  • Ricardo Cruz

    Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde fez, depois, o Curso de Especialização de Mestrado em Ciências da Comunicação, Ricardo Cruz tem uma pós-graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, onde é doutorando em Ciências da Educação.

    Ricardo Cruz tem mais de vinte anos de experiência docente, sobretudo no Ensino Secundário, e exerceu vários cargos, desde diretor de curso tecnológico a diretor pedagógico. É coordenador do Departamento de Português e coordenador da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, no estabelecimento de ensino onde leciona. É formador de professores nas áreas de Ciências da Comunicação, Tecnologia e Comunicação Educativa e Tecnologias Educativas (Meios Audiovisuais). 

    Publicou artigos e capítulos de livros e foi orador em conferências, nas áreas da comunicação política, novos media e ciências da educação.

    Ricardo Cruz colabora com a Porto Editora desde 2012, na criação intelectual de livros de apoio escolar para a disciplina de Português do Ensino Secundário.

    Isolete Sousa

    Maria Isolete Pinheiro de Sousa é professora de Português do Ensino Secundário há mais de quinze anos e é licenciada, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses. Nessa mesma instituição, fez o curso de especialização em Sociologia – Sociedade Portuguesa Contemporânea, Estruturas e Dinâmicas. É mestre em Ciências da Educação, na área de Supervisão Pedagógica.

    Lecionou a disciplina de Português, desde o 5.º até ao 12.º ano. Nos últimos dez anos, é professora do Ensino Secundário. Foi professora no Instituto Superior da Maia da unidade “Comunicar em Língua Portuguesa”, no Curso de Especialização Tecnológica de Desenvolvimento de Produtos Multimédia.

    No seu percurso profissional, exerceu diversos cargos de coordenação pedagógica, sendo os últimos anos dedicados à coordenação do Departamento de Línguas e Ciências Sociais, no estabelecimento de ensino onde leciona.

    Bárbara Tavares

    Bárbara Tavares é natural do Porto e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    É professora de Português, com mais de vinte anos de experiência, no 3.º Ciclo e Ensino Secundário.

    Em 2011, foi galardoada com o Selo Europeu para as Iniciativas Inovadoras no Ensino das Línguas, com o projeto “Cada aluno por horizonte, uma metodologia inovadora para o ensino das línguas”.

    No seu percurso profissional, destaca-se a coordenação de diversos projetos pedagógicos, o desempenho de funções de coordenação de equipas, a orientação de estágios pedagógicos, a colaboração com jornais e rádios locais e a frequência de vários cursos de formação europeus, na área da educação. Em alguns destes cursos participou como oradora, partilhando experiências pedagógicas que realizou na sua prática letiva.

    Daniela Pinheiro

    Licenciada em Literatura Comparada e com uma pós-graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa, Daniela Pinheiro é professora de Português há vinte anos, lecionando desde o 5.º ano até ao 12.º ano, com uma maior incidência no Ensino Secundário, nos últimos anos.

    Em 2017, integrou a equipa que implementou o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) em escolas-piloto, bem como integra a equipa da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola.

    Coordenou o Departamento de Línguas no estabelecimento de ensino onde é professora, tendo sido orientadora de estágios pedagógicos e participado como oradora em seminários de investigação educativa.

    Daniela Pinheiro é autora e coautora de livros de apoio à aprendizagem de Português e participou como coautora no e-book: “INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E MUDANÇA EDUCATIVA – Da teoria à prática”.

    Revisão científica e pedagógica

    Helena Topa Valentim


    • Doutora em Linguística (especialização em Semântica) pela Universidade Nova de Lisboa
    • Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
    • Formadora (reconhecida pelo CCPFC) nas áreas de Português/Língua Portuguesa e Linguística
    logo O futuro aprende consigo.