A profunda ligação de Kay Rala Xanana Gusmão ao seu povo e o seu incansável empenho na luta pela dignidade e independência de Timor-Leste estão refletidos nestas duas obras que agora são lançadas pela Porto Editora. Estes livros não são meras reproduções de palavras, mas representam o coração, a alma e a visão inigualável de um líder que, ao longo de décadas, trilhou um caminho difícil, lado a lado com o seu povo. A esperança por um futuro melhor e a forma como a transmitiu refletem claramente o compromisso de Xanana Gusmão com o diálogo e a cooperação entre os povos de língua portuguesa, enquanto lançam luz sobre os desafios e conquistas que moldaram a nação timorense.
Ao povo Maubere dedica um cântico profundo, Mauberíadas, que foi escrito quando era ainda um jovem jornalista. José Alexandre Gusmão, como na altura assinava os seus textos, publicava regularmente no semanário “A Voz de Timor”. Publicado pela primeira vez em 1975 neste semanário, este grande poema captura a coragem, a resiliência e o espírito inquebrável dos timorenses, enquanto denuncia as tensões políticas e sociais que marcavam aquela época. No prefácio, José Ramos-Horta destaca o impacto emocional e histórico desta obra, traçando uma ligação entre a poesia de Xanana e a sua missão política, que sempre esteve focada na soberania e no desenvolvimento do seu país. O livro inclui ainda uma entrevista ao autor e outros textos publicados no semanário “A Voz de Timor”.
A segunda obra, Dalan ba Dame – Caminhos para a Paz, é uma compilação de discursos de Xanana Gusmão entre 2012 e 2022, que testemunha o seu percurso como líder e defensor incansável da paz e reconciliação. Esta coletânea aborda momentos cruciais da sua liderança, focando-se na segunda década após a independência de Timor-Leste. No prefácio, José Ramos-Horta assinala que este livro "ilustra a amplitude e a profundidade do seu pensamento político e diplomático e a sua contribuição contínua para os debates mundiais", mostrando a visão estratégica de Xanana Gusmão para o futuro do país e o compromisso inabalável com o desenvolvimento e bem-estar do povo timorense, sempre guiado por um sentido de justiça e responsabilidade histórica. O livro sucede a Xanana Gusmão e os primeiros 10 anos da construção do Estado timorense, também publicado pela Porto Editora, e está disponível em edições em português e inglês.
As duas obras serão apresentadas amanhã, dia 17 de outubro, no Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa, sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), por ocasião da visita oficial do Primeiro-Ministro timorense a Portugal. A sessão contará com a presença do autor, Kay Rala Xanana Gusmão, e a apresentação dos livros estará a cargo de Luís Amado, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal. O acesso ao evento será feito apenas mediante convite e a comunicação social deverá confirmar a sua presença através dos contactos abaixo.
SOBRE OS LIVROS
Dalan ba Dame - Caminhos para a Paz
Esta é uma seleção de discursos de Xanana Gusmão que nos conduz para a segunda década da independência de Timor-Leste, na sequência do livro “Xanana Gusmão e os primeiros 10 anos da construção do Estado timorense”, também publicado pela Porto Editora.
Xanana Gusmão era jornalista quando a Indonésia invadiu Timor-Leste, em 1975. Juntou-se à resistência armada e liderou a campanha até à sua captura, em 1992. Continuou a liderar a resistência a partir da prisão, até 1999, altura em que a Indonésia concordou finalmente com a realização de um referendo supervisionado pelas Nações Unidas, onde os timorenses votaram esmagadoramente pela independência. Em 2002, Xanana Gusmão tornou-se o primeiro Presidente eleito de Timor-Leste. Desde julho de 2023, cumpre o seu terceiro mandato como Primeiro-Ministro.
Os discursos de Xanana Gusmão entre 2012 e 2022 refletem a sua perspetiva única sobre Timor-Leste e sobre os acontecimentos mundiais. Durante este período, Xanana Gusmão discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas e noutros fóruns da ONU, em várias universidades e em conferências internacionais sobre a paz, reconciliação, alterações climáticas, segurança regional e desenvolvimento sustentável.
Destacam-se alguns temas, como a convicção apaixonada de Xanana Gusmão de que a paz é um precursor do desenvolvimento e de que o mundo desenvolvido deve assumir a responsabilidade pelo impacto devastador das alterações climáticas no mundo em desenvolvimento.
Para além dos seus discursos enquanto Primeiro-Ministro, esta obra inclui as intervenções de Xanana Gusmão enquanto Chefe da Equipa de Negociações das Fronteiras Marítimas de Timor-Leste, tendo conseguido delimitar com sucesso uma fronteira de linha mediana no Mar de Timor entre Timor-Leste e a Austrália; como Pessoa Eminente da organização intergovernamental g7+, um grupo de 20 Estados-membros em situação de fragilidade e/ou conflito; e como Representante Especial de Timor-Leste para a Economia Azul.
Esta compilação dos discursos de Xanana Gusmão leva-nos a percorrer os vários desafios que o mundo enfrenta, através da visão fascinante de um dos pensadores mais resilientes e originais do mundo.
Mauberíadas
O ainda jovem Xanana Gusmão resolveu participar num concurso literário, então ainda promovido pela Administração Portuguesa, através do Centro de Informação e Turismo. Sob o tema “Cultura é a Liberdade do Povo”, a iniciativa tinha como objetivos a “afirmação de uma autêntica cultura timorense” e “contribuir para o estudo e publicação da História de Timor”. Lançado a 24 de fevereiro de 1975, o concurso teria os seus resultados publicados a 22 de abril do mesmo ano, apresentando José Alexandre Gusmão como “Primeiro Prémio do Concurso Literário de 1975 do Centro de Turismo”, com o seu poema Mauberíadas
SOBRE O AUTOR
Kay Rala Xanana Gusmão
Kay Rala Xanana Gusmão é o atual Primeiro-Ministro de Timor-Leste e foi Presidente de Timor-Leste de 2002 a 2007 e Primeiro-Ministro entre 2007 e 2015. Até ser novamente eleito em 2023, foi Ministro do Planeamento e Investimento Estratégico, Chefe da Equipa de Negociações das Fronteiras Marítimas e, a partir do final de 2019, Representante Especial do Governo para a Economia Azul.
Desde 2010, Timor-Leste é membro fundador da organização intergovernamental g7+, sendo Sua Excelência Kay Rala Xanana Gusmão Pessoa Eminente da organização.