2017-03-13

Vento de Espanha

Novo romance de João Pedro Marques será apresentado dia 29 de março por João Soares.

Partilhar:

Chega no dia 16 de março às livrarias o mais recente livro de João Pedro Marques, Vento de Espanha. A sessão de lançamento está agendada para dia 29 de março, às 18:30, no El Corte Inglés de Lisboa, e a apresentação estará a cargo de João Soares.


Ritmo empolgante, rigor histórico e emoção são os ingredientes dos romances de João Pedro Marques, que desde a sua estreia, em 2010, tem vindo a conquistar os leitores. Desta vez, em Vento de Espanha, o autor leva-nos, pela mão do casal de protagonistas da história, até à década de 30, dos bairros tradicionais lisboetas, ao epicentro da Guerra Civil espanhola.

O LIVRO

Custódio é um camponês beirão que decide vir para Lisboa estudar.

Lurdes, uma lisboeta da Mouraria que sempre conseguiu recompor-se dos duros golpes da vida. Quando o caminho dos dois se cruza, a vida de ambos mudará para sempre. A sua história inicia-se em Portugal e estende-se, depois, a uma Espanha mergulhada na Guerra Civil. É aí que Custódio e Lurdes vão entrelaçar os seus destinos com três outros personagens: o violento Zanelli, o tenente fascista para quem o brado ¡Viva la Muerte! é um lema de vida; a corajosa Maria del Carmen, uma madrilena das classes altas que se guia por princípios de humanidade num tempo em que a moderação desapareceu; e o sagaz Vorobiov, coronel soviético profundamente desiludido com os rumos da revolução bolchevique.

Vento de Espanha é um romance sobre amor e coragem, arrependimento e expiação. É também uma impressionante viagem à década de 1930. Seja nos bairros populares de Lisboa, seja na Espanha rasgada em dois, o leitor visitará as ilusões e desilusões políticas daqueles anos de ferro. E irá ver, acima de tudo, os encontros e desencontros das pessoas num mundo em profunda convulsão.

AUTOR

João Pedro Marques nasceu em Lisboa, em 1949. Foi professor do ensino secundário e, depois, durante mais de duas décadas, investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical e Presidente do Conselho Científico desse Instituto, em 2007-2008. Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou durante a década de 1990, é autor de dezenas de artigos sobre temas de história colonial, e de vários livros, dois dos quais publicados em Nova Iorque e Oxford (The Sounds of Silence, 2006; e, em coautoria, Who Abolished Slavery?A debate with João Pedro Marques, 2010). Publicou o seu primeiro romance, Os Dias da Febre, em 2010.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK