«Não sou mais do que um português igual a todos os outros Portugueses. O que posso ter, às vezes, é um discurso ligeiramente diferente […] porque tenho 89 anos, sou um velho.» Nas páginas de Ramalho Eanes – Palavra que conta, assistimos ao «encontro entre quem queria e sabia ouvir e quem tinha imenso para ensinar», como frisa Marcelo Rebelo de Sousa no prefácio da obra.
Nesta longa entrevista a Ramalho Eanes, conduzida por Fátima Campos Ferreira, o antigo Presidente da República debruça-se sobre a atualidade, expondo o seu pensar lúcido e informado sobre as guerras, o 25 de Novembro, as Forças Armadas, a administração pública e a democracia. Numa edição em capa dura com textos de Fátima Campos Ferreira sobre o general, assim como fotografias da sua vida – algumas inéditas – e uma cronologia completa, fica aqui cristalizada a defesa ética da política de quem diariamente se entrega ao exercício nobre da cidadania na defesa de causas.
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 14 de novembro. Nesse mesmo dia, às 17:00, a autora estará em sessão de autógrafos na Livraria Bertrand do Chiado. Na ocasião, será acompanhada por Manuela Ramalho Eanes.
A sessão do lançamento do livro realiza-se no dia 29 de novembro (sexta-feira), pelas 18:30, na Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest – Auditório Emílio Rui Vilar. A obra será apresentada por Marcelo Rebelo de Sousa e António Barreto. O evento é privado, mas aberto à imprensa mediante pedido de acreditação para os contactos que constam no final desta nota de imprensa.
Conheça o livro nas palavras da autora:
SOBRE O LIVRO
Ramalho Eanes – Palavra que conta
«Fui um homem que teve a sorte de percorrer todo o Império. Estive em Goa, estive em Macau, passei pelo Brasil, estive em Moçambique, em Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e estive na Guiné. E sensibilizou-me o que os Portugueses fizeram, que foi extraordinário. É claro que também cometemos grandes erros e tivemos grandes falhas. Quem não os cometeu ou não as teve naquelas alturas? Não podemos olhar para a história como se a história se passasse hoje em dia. Guardo um grande respeito pelos Portugueses.» «Naturalmente que, quando entenderem que o meu conselho pode ter alguma utilidade, e eu entender que ainda o posso dar, estou sempre disponível. Sempre disponível para todos. Estou, até, disponível para aqueles que combatem a democracia tal como eu a entendo. Porque também eles são Portugueses.» SOBRE A AUTORA Fátima Campos Ferreira Maria de Fátima Barbosa Campos Ferreira nasce em Lisboa. Passa a infância em Valença do Minho, aos 14 anos ruma ao Porto com a família. Frequenta o Liceu Garcia de Orta. Licencia-se em História pela Faculdade de Letras do Porto e acrescenta ao seu currículo diferentes cadeiras do curso de História da Arte. Começa a leccionar no Instituto de Preparação para a Universidade, da Universidade Livre. Ingressa no primeiro curso da Escola Superior de Jornalismo do Porto e completa a licenciatura. No final de 1986, inicialmente no âmbito do estágio curricular, e logo a seguir como profissional, começa a carreira de jornalista na RTP. Primeiro a Norte e, a partir do final de 1994, em Lisboa. Apresenta telejornais e participa em entrevistas, reportagens e operações especiais que marcam a história do País. Durante dezoito anos coordena o debate Prós e Contras. Semanalmente acolheu centenas de pessoas e cruzou ideias e argumentos, acompanhando a par e passo a complexidade social, económica, política, cultural e desportiva do País. O Prós e Contras torna-se âncora do serviço público e uma marca na sociedade portuguesa. Atualmente apresenta, na antena da RTP1, o programa de entrevistas Primeira Pessoa . Docente de Jornalismo na Universidade Lusófona, mantém, ao longo dos anos, participação cívica, como moderadora e palestrante em fóruns universitários e em diferentes instituições sociais. Pelo seu trabalho jornalístico, articulador da sociedade, em 10 de Junho de 2005 é-lhe atribuída, pelo Presidente da República Jorge Sampaio, a Comenda da Ordem de Mérito, e, em 2022, a Medalha de Mérito da Cidade do Porto.
SOBRE A AUTORA
Fátima Campos Ferreira
Maria de Fátima Barbosa Campos Ferreira nasce em Lisboa. Passa a infância em Valença do Minho, aos 14 anos ruma ao Porto com a família. Frequenta o Liceu Garcia de Orta. Licencia-se em História pela Faculdade de Letras do Porto e acrescenta ao seu currículo diferentes cadeiras do curso de História da Arte. Começa a leccionar no Instituto de Preparação para a Universidade, da Universidade Livre. Ingressa no primeiro curso da Escola Superior de Jornalismo do Porto e completa a licenciatura. No final de 1986, inicialmente no âmbito do estágio curricular, e logo a seguir como profissional, começa a carreira de jornalista na RTP. Primeiro a Norte e, a partir do final de 1994, em Lisboa. Apresenta telejornais e participa em entrevistas, reportagens e operações especiais que marcam a história do País. Durante dezoito anos coordena o debate Prós e Contras. Semanalmente acolheu centenas de pessoas e cruzou ideias e argumentos, acompanhando a par e passo a complexidade social, económica, política, cultural e desportiva do País. O Prós e Contras torna-se âncora do serviço público e uma marca na sociedade portuguesa. Atualmente apresenta, na antena da RTP1, o programa de entrevistas Primeira Pessoa . Docente de Jornalismo na Universidade Lusófona, mantém, ao longo dos anos, participação cívica, como moderadora e palestrante em fóruns universitários e em diferentes instituições sociais. Pelo seu trabalho jornalístico, articulador da sociedade, em 10 de Junho de 2005 é-lhe atribuída, pelo Presidente da República Jorge Sampaio, a Comenda da Ordem de Mérito, e, em 2022, a Medalha de Mérito da Cidade do Porto.