2017-11-17

Últimos dias para sugerir a sua Palavra do Ano® 2017

A 1 de dezembro anunciam-se as dez palavras finalistas que serão submetidas à votação dos portugueses.

Partilhar:

Faltam duas semanas para conhecer as candidatas a PALAVRA DO ANO® 2017. Até 30 de novembro, os portugueses podem continuar a apresentar as suas sugestões através do site www.palavradoano.pt, o que vem acontecendo desde maio passado.

As propostas feitas através do site da iniciativa serão ponderadas com o trabalho de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa feito pela Porto Editora, tanto nos meios de comunicação e redes sociais, como no registo de consultas nos dicionários online e mobile, para a definição da lista de 10 candidatas a PALAVRA DO ANO® 2017, que será anunciada a 1 de dezembro, sexta-feira.
Esta é a nona edição de uma iniciativa com a marca registada da Porto Editora que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

Nos anos anteriores, o publico português elegeu as seguintes palavras: "esmiuçar" (2009), "vuvuzela" (2010), "austeridade" (2011), "entroikado" (2012), "bombeiro" (2013), "corrupção" (2014), "refugiado" (2015) e "geringonça" (2016). Nos primeiros dias de janeiro, será conhecida a PALAVRA DO ANO® 2017, escolhida pelos portugueses.


A PALAVRA DO ANO® em Angola e Moçambique

Esta é, também, a segunda edição da iniciativa em Angola e Moçambique. A responsabilidade desta iniciativa é da Porto Editora e das empresas que integram este grupo editorial, a Plural Editores Angola e a Plural Editores Moçambique, que contam com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua naqueles países.

Seguindo o mesmo calendário da iniciativa em Portugal, os angolanos vão eleger a PALAVRA DO ANO® através do site www.palavradoano.co.ao. Em Moçambique, a lista das dez finalistas já é conhecida e a votação decorre até ao final de novembro em www.palavradoano.co.mz. A 4 de dezembro será conhecida a PALAVRA DO ANO® de Moçambique, escolhida a partir de "bacela", "caro", "censo", "ciclone", "guevar", "jobar", "oculta", "ponte", "trégua" e "tseke".

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK