“Debaixo da ponte, onde não chega o vento, junto a um pântano lamacento, e onde os animais nem se atrevem a espreitar, mora um monstro de arrepiar”. Assim começa a história de Troll, um conto que estabelece um paralelo com a tendência, infelizmente cada vez mais comum, de comunicar de forma agressiva e ofensiva, apenas porque se está escondido atrás de um ecrã. Na gíria, esta prática ganhou o nome de trolling e é exatamente isso que a personagem principal deste conto personifica.
Protegido pelo seu anonimato, este Troll nunca se dava mal a magoar os outros com as suas palavras. Pelo contrário, até se divertia a vê-los fugir. Mas tudo muda quando um coelho destemido surge, frente a frente, no seu esconderijo. O monstro tenta afastar o visitante inusitado, mas sem sucesso. Então, percebe que cara a cara é mais difícil ofender. O Troll fica sem palavras, sente-se pequeno, envergonhado e estranho. Conclui que também ele é vítima das suas ações e que, por isso, está sozinho e sem amigos. A partir dessa reflexão, a grande criatura muda de atitude e abre o coração de par em par. Afinal, é sempre possível mudar.
Troll é uma história sobre a força das palavras e o poder da bondade. Um conto em rima com ilustrações delicadas que procura transmitir uma poderosa lição sobre a importância de valores como a empatia, a compreensão e tolerância. Um livro indicado para todas as idades.
SOBRE O LIVRO
Troll
Nesta história há um troll assustador que vive debaixo de uma ponte. Como ninguém o vê, ele diverte-se a gritar coisas desagradáveis a quem passa. Mas, quando um coelho surdo aparece, ele percebe que não é assim tão divertido dizer coisas desagradáveis, quando está frente a frente com alguém. Será que o Troll vai finalmente aprender a ser gentil consigo e com os outros?
2025-02-05