A Viagem Literária celebra o Dia Mundial do Livro na sua próxima paragem. No dia 23 de abril, a partir das 17:00, o Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, acolhe a 13.ª etapa desta festa itinerante do livro e da literatura.
Nesta etapa especial, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, e na qual os “passageiros” serão surpreendidos por uma oferta do Grupo Porto Editora, a Viagem faz-se à boleia de José Eduardo Agualusa, escritor recentemente incluído entre os finalistas do prestigiado Man Booker Prize International, com o seu Teoria Geral do Esquecimento, e da escritora Teolinda Gersão.A partir das 17 horas, o jornalista João Paulo Sacadura conduz uma conversa entre os dois convidados, rumando entre as suas afinidades e diferenças, a atualidade social e, como não poderia deixar de ser, os livros e a literatura. Ainda durante estes 90 minutos, haverá espaço para as questões da plateia e, no final, para a habitual sessão de autógrafos e contacto mais direto com os escritores.
Nesta sessão, os passageiros serão presenteados com livros de grandes autores publicados pelo Grupo Porto Editora, tais como Albert Camus, Ernest Hemingway, Isabel Allende, John Steinbeck, José Saramago, Luis Sepúlveda, Manuel António Pina, Mário de Carvalho, Miguel Esteves Cardoso, Patrick Modiano ou Valter Hugo Mãe.
José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. É jornalista. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro e Berlim. É autor de vários livros, entre os quais A Conjura, vencedor do Prémio Revelação Sonangol, Nação Crioula (romance vencedor do Grande Prémio de Literatura RTP), Fronteiras Perdidas (Grande Prémio de Conto da APE), O Ano Que Zumbi Tomou o Rio, O Vendedor de Passados e o mais recente O Livro dos Camaleões. Com Teoria Geral do Esquecimento, tornou-se um dos treze finalistas da edição de 2016 do prestigiado prémio Man Booker Prize.
Teolinda Gersão nasceu em Coimbra, estudou Germanística, Romanística e Anglística nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim. Foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, assistente na Faculdade de Letras de Lisboa e ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada na Universidade Nova de Lisboa. A partir de 1995, dedica-se exclusivamente à literatura.
Autora de vários trabalhos de crítica literária, recebeu duas vezes o prémio de ficção PEN Clube, atribuído ao seu livro de estreia, O Silêncio, em 1981, e ao romance O Cavalo de Sol, em 1989. Foi também galardoada com o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores em 1995 e, na Roménia, com o Prémio de Teatro Marele do Festival de Bucareste (adaptação da obra ao teatro) com o romance A Casa da Cabeça de Cavalo. Em maio de 2003, o seu livro Histórias de Ver e Andar foi galardoado com o Grande Prémio do Conto 2002 Camilo Castelo Branco, da Associação Portuguesa de Escritores.
Na estrada desde abril de 2015, a Viagem Literária completou já 10 etapas em Portugal continental e 2 grandes sessões nas Regiões Autónomas. Depois de Santarém, a Viagem Literária sobe até Leiria e vai continuar a percorrer as capitais de distrito de Portugal até à sua etapa final, em Viana do Castelo, cumprindo a sua missão de levar os escritores ao encontro dos seus leitores, contribuindo para a descentralização e democratização do acesso à cultura. Os espaços em que decorrerão as sessões serão, preferencialmente, os teatros municipais, por forma a permitir a participação de centenas de leitores, e os bilhetes serão gratuitos.
A Viagem Literária tem espaços próprios de contacto com o grande público: no site da Porto Editora, no Facebook e no Instagram.