2021-12-17

«Resiliência», «vacina» ou «teletrabalho»: qual será a PALAVRA DO ANO® 2021?

A votação decorre até 31 de dezembro em www.palavradoano.pt

Partilhar:
Duas semanas após o início da votação, há três vocábulos que lideram a corrida à PALAVRA DO ANO® 2021: «resiliência», «vacina» e «teletrabalho». Qual será a palavra vencedora? As votações decorrem até ao último minuto de dezembro no site www.palavradoano.pt e o resultado será divulgado em janeiro de 2022.

Os números mostram que, à semelhança do que aconteceu em 2020, o contexto pandémico marcou o ano de 2021. Com cerca de 30 mil votos contabilizados até ao momento, já é possível identificar tendências e «vacina» é a palavra que reúne a preferência dos portugueses, seguindo-se «resiliência» e «teletrabalho».

Numa altura em que já decorreu metade do período de votação, o destaque vai para a maior arma contra a COVID-19 — o processo de vacinação em que Portugal foi líder mundial. No segundo lugar do pódio surge «resiliência», apontada como uma característica fundamental para lidar com o impacto da pandemia (e respetivas medidas de combate) na saúde, economia e bem-estar. Já «teletrabalho» ocupa atualmente a terceira posição por ser considerado determinante para assegurar a continuidade de diversas atividades económicas ao longo do ano.

A votação continua em aberto até 31 de dezembro e, além dos três vocábulos já mencionados, os portugueses ainda podem escolher entre «apagão», «bazuca», «criptomoeda», «mobilidade», «moratória», «orçamento» e «podcast».

A lista de candidatas a PALAVRA DO ANO® resulta do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora. Além das sugestões recebidas em www.palavradoano.pt ao longo do ano, foram analisadas a frequência e distribuição de uso das palavras, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como nas consultas dos dicionários da Porto Editora.

Em 2020, ano indubitavelmente marcado pela COVID-19 e pelo confinamento, os portugueses escolheram «saudade» como a PALAVRA DO ANO®, espelho do impacto que o distanciamento físico e a rutura de rotinas tiveram no quotidiano da comunidade. Em janeiro será conhecida a escolha dos portugueses para 2021.


De recordar que a votação para eleger a PALAVRA DO ANO® em Angola também está a decorrer em www.palavradoano.co.ao até ao final de 2021. Em Moçambique, as dez candidatas serão conhecidas a 27 de dezembro, com a votação a decorrer até 31 de janeiro de 2022.