2022-07-25

Resiliência e liberdade no feminino

Conheça «Frida e as cores da vida» e «O Grande Círculo»

Partilhar:

Nas primeiras 60 páginas de O Grande Círculo, de Maggie Shipstead, acontecem dois acidentes de avião, o naufrágio de um navio, começam as filmagens de um filme de Hollywood, há relatos de maus-tratos infantis, adultério, um suposto suicídio pós-parto, uma criança de 2 anos que fica órfã e um pai enviado para Sing Sing. Há ainda um mistério à volta de um carro enferrujado que não se sabe como foi parar ao meio de um riacho. 

 

Logo nas primeiras páginas de Frida e as cores da vida, percebemos que a jovem mexicana sofre de poliomielite, o que lhe marca a infância, e logo a seguir acontece o acidente terrível que acabaria por marcar e condicionar toda a vida de Frida Khalo: uma comum viagem de autocarro interrompida por uma buzina aguda, uma travagem brusca, sons horríveis, pessoas a gritarem, o pânico e uma dor excruciante; uma dor que atravessou o seu corpo e que a perfurou por dentro e por fora. O sofrimento físico que passaria a fazer parte da vida de Frida para sempre.  

 

 

 

Marcadas por acontecimentos terríveis, tanto Marian Graves como Frida Khalo transformam as fraquezas que poderiam determinar as suas vidas em força, determinação, superação, resiliência e coragem. 

 

Marian Graves levanta voo. Uma obsessão por voar que Maggie Shipstead tão bem descreve e que nos faz partir com ela nessas viagens em frágeis aeronaves e compartilhar esse desejo furioso de liberdade. Frida transporta para as telas a raiva e a revolta, mas também a força de uma mulher cuja imaginação e criatividade voam muito para além do colete de gesso em que vive espartilhada. 

 

Ambas presas em relações de amor tóxicas e opressivas, procuram cura para os seus corações martirizados noutras formas de amor. 

 

Tal como Marian Graves, aviadora talentosa que desapareceu nos céus enquanto tentava dar a volta ao mundo, Frida partiu precocemente, mas nunca deixou de nos inspirar a sermos maiores do que os pequenos mundos que nos rodeiam. 

 

Em duas histórias muito diferentes, duas grandes mulheres muito à frente do seu tempo.  

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!