2017-05-26

Programação completa do Grupo Porto Editora para a 87.ª Feira do Livro de Lisboa

Cristina Ferreira, José Rentes de Carvalho, Luísa Ducla Soares e muitos outros autores completam a programação desta edição.

Partilhar:

A Feira do Livro de Lisboa abre portas já no próximo dia 1 de junho e o Grupo Porto Editora divulga, agora, a programação completa da sua presença no certame. Até 18 de junho, quem visitar o espaço Autores que nos unem vai encontrar dezenas de autores portugueses e estrangeiros e poderá assistir a lançamentos, showcookings, tertúlias, workshops e também várias atividades pensadas para os mais novos.

Assim, para além dos eventos já anunciados ao longo das últimas semanas, no sábado, dia 3 de junho, têm presença marcada na Feira do Livro os autores Luís Naves, que escolheu as frases mais marcantes dos jornais e televisão e as publicou no livro 43 anos e 6 meses de Má política, Onésimo Teotónio Almeida, que lançou recentemente A Obsessão da Portugalidade, Paulo M. Morais, que sugere que Voltemos à Escola através do livro que dá a conhecer o projeto da Escola da Ponte e José Rentes de Carvalho, que lança na próxima semana um novo romance, com o título A Sétima Onda. No ano em que festeja o seu 10º aniversário, a Sextante Editora promove a celebração de uma década dedicada aos livros e convida os leitores para o evento.
O dia 3 de junho conta, ainda, com as duplas Pedro Correia e Rodrigo Gonçalves, autores do livro Política de A a Z, e António Marujo e Rui Paulo da Cruz que publicaram recentemente A Senhora de Maio: Todas as perguntas sobre Fátima.

Paulo M. Morais e José Rentes de Carvalho marcam, novamente, presença no dia seguinte, domingo, 4 de junho, e a eles juntam-se João Pedro George, autor da biografia de Mota Pinto, e Helena Garrido, que, no livro A Vida e a Morte dos Nossos Bancos, explica como os banqueiros usaram o nosso dinheiro e como ele desapareceu. Neste dia haverá, ainda, uma tertúlia entre Maria da Conceição, a primeira portuguesa a escalar o monte Everest e coautora do livro Uma Mulher no Topo do Mundo, e Francesc Miralles, o escritor espanhol que é um dos autores de Ikigai – viva bem até aos cem, o livro que partilha truques e dicas dos centenários do Japão para uma vida longa e feliz.

Amanhece na Cidade é o novo livro de Filipa Fonseca Silva que fala da história de Manuel, um taxista que percorre as ruas de Lisboa. O lançamento está agendado para o dia 7 de junho.

À lista de autores já anunciados para o dia 10 de junho juntam-se, agora, Guilherme Valadão, autor do romance Era uma vez em Angola, Isabel Valadão, que escreveu O Rio das Pérolas, e Pedro Andersson, que ensina a viver melhor com o mesmo dinheiro, no livro Contas-Poupança. Os dois primeiros regressam, ainda, à Feira do Livro, no dia 15 de junho.

A COMCEPT – Comunidade Céptica Portuguesa lança, a 10 de junho, um guia de sobrevivência no mundo moderno, intitulado Não se deixe enganar. Este livro aborda, de forma crítica, as dietas milagrosas, produtos detox, os movimentos antivacinação, as pulseiras de equilíbrio e outros temas sem fundamento científico. A COMCEPT volta à Feira a 13 de junho.

A 11 de junho, domingo, Helena Garrido e Pedro Andersson regressam ao espaço Autores que nos unem, onde também estará Edson Azevedo, que, no livro Kaluanda, utiliza imagens fotográficas para descrever o dia-a-dia do povo de Luanda.

Cristina Ferreira é uma das mulheres mais influentes do país e estará na Feira do Livro, a 13 de junho, com Sentir, o seu inspirador livro de memórias ao qual ninguém ficou indiferente.

A 17 de junho, o Grupo Porto Editora leva à Feira do Livro André Freire, autor de Para lá da «Geringonça» e João Pedro Porto, autor do romance A Brecha.

No último dia da Feira do Livro de Lisboa, 18 de junho, juntam-se aos autores já anunciados Álvaro Laborinho Lúcio, escritor de O homem que escrevia azulejos, e Sara Cardoso, que publicou Escolho Ser Feliz, um guia para a autoestima mais forte e uma vida mais positiva. Dulce Regina, autora de Descubra as Suas Vidas Passadas com a Astrologia Kármica, estará ao dispor dos visitantes da Feira do Livro para fazer os respetivos mapas kármicos.

A tarde de 18 de junho será especial. Aos leitores e às obras de José Saramago vão juntar-se as canções de Manuel Freire, o intérprete de A Pedra Filosofal, numa homenagem ao Nobel da Literatura português que nos deixou um enorme legado cultural.

A PENSAR NOS MAIS NOVOS

O Grupo Porto Editora preparou ainda, diversos eventos para garantir a presença de toda a família na Feira do Livro. Por isso, logo no primeiro dia, a autora Maria Isabel Loureiro dará um workshop associado ao livro A vovó ensina-te a descobrir a arte.

Luísa Ducla Soares é uma das autoras mais lida pelas crianças e jovens portugueses, tendo sido reconhecida com inúmeros prémios e distinções. Nos dias 1, 3 e 11 de junho, a escritora estará na zona infantil do espaço Autores que nos unem. Também no dia 3, a psicóloga clínica especializada em bebés e crianças, Clementina Almeida, vai ajudar os pais a dar noites tranquilas aos mais pequenos, com o seu Olívia, a ovelha que não queria dormir. A 17 de junho, a autora regressa para lançar o seu novo livro, Socorro! O meu bebé não quer dormir!.

A Coleção Reino das Letras recupera alguns dos grandes clássicos da literatura infantojuvenil e, a 4 de junho, Rui Ramos estará na Feira do Livro para fazer uma sessão de contos de algumas dessas histórias que fazem parte do imaginário das crianças e dos pais. Haverá ainda uma sessão com Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira, autores da Coleção Duarte e Marta.

Miguel Morais é o autor da divertida coleção O ano mais estúpido do meu irmão mais novo e tem encontro marcado com as crianças (e os seus familiares mais velhos) no dia 10 de junho.

No dia 13 de junho haverá uma sessão muito especial com o Teatro e Marionetas de Mandrágora, que vai contar a História de um gato e de um rato que se tornaram amigos, baseada no livro de Luis Sepúlveda. Isabel Ricardo e Zeka Cintra, autora e ilustrador do livro O Coelhinho Avarento, estarão, também, a aguardar a visita das crianças no espaço do Grupo Porto Editora.

A 17 de junho, o autor Eduardo Marques vai contar a história d’A Maravilhosa Viagem do Alfa, o extraterrestre simpático e curioso que vai passear pelo espaço do Grupo Porto Editora em todos os fins de semana e feriados da Feira do Livro de Lisboa. Mais tarde, no mesmo dia, Eduardo Marques vai acompanhar Álvaro Magalhães, um dos autores mais premiados e conceituados da literatura infantojuvenil portuguesa, e Carlos J. Campos numa animada sessão sobre a coleção O Estranhão.

No último dia da Feira do Livro, Ana Lázaro e Rita Fonseca, autoras de O estranho apetite de Belemundo, vão dar a conhecer a história de Belemundo Come-e-Cala, um rapaz guloso e comilão que tinha o estranho hábito de comer palavras à refeição.

LIVROS PARA ALIMENTAR CORPO E MENTE

O lançamento do livro Cozinha vegetariana para festejar está agendado para o dia 4 de junho e inclui a degustação de algumas receitas confecionadas pela autora, Gabriela Oliveira. O showcooking repete-se a 10 de junho e a autora regressa ao espaço Autores que nos unem no dia 18 de junho para conhecer alguns dos leitores entusiastas da cozinha vegetariana (e não só).

Nhom, nhom: este é o som que se ouvirá no dia 11 de junho e, certamente, não será apenas por ser o título do livro de Joana Barrios, que vai preparar comida para crianças que todos os visitantes da Feira do Livro vão querer provar.

Os doces também serão protagonistas de um momento de showcooking, com a presença da autora Rita Nascimento e o seu livro Sobremesas 555, a 17 de junho.

AUTORES QUE NOS UNEM


Sob o mote Autores que nos unem, no espaço do Grupo Porto Editora estarão representadas a Porto Editora, a Bertrand Editora, o Círculo de Leitores, a Temas e Debates, a Quetzal, a Assírio & Alvim, a Livros do Brasil, a Sextante Editora, a Pergaminho, a Contraponto, a Areal Editores, a Raiz Editora, a GestãoPlus Edições, a ArtePlural, a 11x17, a Ideias de Ler, a Albatroz, a 5 Sentidos e ainda a Coolbooks.

Todas as informações sobre a presença do Grupo Porto Editora nesta edição da Feira do Livro de Lisboa estão disponíveis em www.autoresquenosunem.pt e na página de Facebook “Autores que nos unem” .

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK