2022-02-09

Prémio Literário Luis Sepúlveda e novidades literárias marcam a presença da Porto Editora no 23.º Correntes d'Escritas

Francisco José Viegas, Adolfo Luxúria Canibal, Manuel Jorge Marmelo e Carla Pais são alguns dos autores convidados do evento literário que acolhe ainda a pré-apresentação do álbum biográfico de José Saramago

Partilhar:
Depois de uma atípica edição online em 2021, autores e livros regressam a terras poveiras para a 23.ª edição do Correntes d’Escritas. A decorrer de 23 a 26 de fevereiro, o extenso programa deste festival inicia com o anúncio do vencedor do Prémio Literário Luis Sepúlveda, que promete ser um dos momentos marcantes da Sessão de Abertura do Correntes d’Escritas. Na mesma ocasião, será conhecido o vencedor do Grande Prémio Literário Casino da Póvoa, que conta com dois livros publicados pelo Grupo Porto Editora entre os 14 finalistas: Os Doentes do Doutor García, de Almudena Grandes, e Chuva Miúda, de Luis Landero. Mas a presença da Porto Editora vai muito para lá dos prémios.

No capítulo das novidades literárias, destaque para as apresentações, em primeira mão, dos livros Um cão deitado à fossa, de Carla Pais, O Crespos, de Adolfo Luxúria Canibal e A Última Curva do Caminho, de Manuel Jorge Marmelo. Estes autores estarão também presentes nas mesas de debate que marcam a agenda do festival, para as quais está ainda confirmada a participação de Filipa Leal.

Quem marcará presença ao longo de toda esta edição do Correntes d’Escritas é Valter Hugo Mãe. No dia da abertura, às 17:00, o autor inaugura a exposição Parece um pássaro, mas é um pirilampo ou um louva-a-deus. Nesta mostra, patente até ao final do festival na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, os visitantes poderão ver algumas das ilustrações e cadernos de apontamentos que nasceram e acompanharam o autor na escrita de Contra Mim, obra vencedora do Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB de 2020.

No programa, destaque ainda para dois momentos verdadeiramente únicos: a conversa em torno da reedição de Morte no Estádio e do 30º aniversário de Jaime Ramos, o inspetor da PJ protagonista de mais de uma dezena de livros de Francisco José Viegas, e a pré-apresentação de Saramago – Os seus nomes, um álbum biográfico com edição de Alejandro García Schnetzer e Ricardo Viel, resultante de uma parceria com a Fundação José Saramago no âmbito das celebrações do centenário do prémio Nobel português.

Num outro registo, Adolfo Luxúria Canibal encerra a noite de sexta-feira com Estilhaços. O espetáculo de spoken word baseado no livro homónimo sobe ao palco do Cine-Teatro Garrett às 22:00.


PARTICIPAÇÃO EM MESAS



Filipa Leal | Mesa 1 - Samba da Utopia - Jonathan Silva
23 de fevereiro, 18:30, Cine-Teatro Garrett (sala principal)

Adolfo Luxúria Canibal | Mesa 2 - Verdes Anos - Carlos Paredes
23 de fevereiro, 22:00, Cine-Teatro Garrett (sala principal)

Carla Pais | Mesa 4 - Cavalo Morto - Juan Carlos Mestre
24 de fevereiro, 15:30, Cine-Teatro Garrett (sala principal)

Manuel Jorge Marmelo | Mesa 6 - Meninos do Huambo - Manuel Rui /Ruy Mingas
25 de fevereiro, 15:30, Cine-Teatro Garrett (sala principal)


NOVIDADES



ABERTURA DA EXPOSIÇÃO Parece um pássaro, mas é um pirilampo ou um louva-a-deus, de Valter Hugo Mãe
23 de fevereiro, 17:00, Biblioteca Municipal Rocha Peixoto

LANÇAMENTO O Crespos, de Adolfo Luxúria Canibal
24 de fevereiro, 15:30, Cine-Teatro Garrett (Sala de Atos)

LANÇAMENTO A Última Curva do Caminho, de Manuel Jorge Marmelo
24 de fevereiro, 15:30, Cine-Teatro Garrett (Sala de Atos)

CONVERSAS CORRENTES 30º aniversário do Inspetor Jaime Ramos - reedição de Morte no Estádio, de Francisco José Viegas, numa conversa com Isabel Lucas
24 de fevereiro, 18:00, Theatro

CONVERSAS CORRENTES Pré-apresentação de Saramago – Os seus nomes, um álbum biográfico, numa conversa dos autores com o editor Vasco David
24 de fevereiro, 21:00, Cine-Teatro Garrett (Sala Principal)

LANÇAMENTO Um Cão deitado à Fossa, de Carla Pais
25 de fevereiro, 16:15, Cine-Teatro Garrett (Sala de Atos)

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!