2021-01-19

Prazo alargado para entrega de originais no concurso literário «Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa»

Iniciativa da Porto Editora, Camões I. P. e Plano Nacional de Leitura desafia alunos de português espalhados pelo mundo

Partilhar:
O prazo para a entrega de originais no âmbito do concurso «Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa» foi alargado até 31 de março do corrente ano. A decisão tomada pela organização – da responsabilidade da Porto Editora, do Camões I. P. e do Plano Nacional de Leitura – decorre dos constrangimentos provocados pela crise pandémica. A respetiva adenda ao regulamento pode ser consultada aqui.

De lembrar que este concurso literário está associado ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, efeméride consagrada pela UNESCO que se assinala a 5 de maio, e dirige-se aos muitos milhares de alunos que estão a frequentar cursos de língua e cultura portuguesas um pouco por todo o mundo, nomeadamente na rede de Ensino Português no Estrangeiro, em leitorados do Camões, I.P., e em universidades com Centros de Língua Portuguesa (CLP).

Os candidatos têm de submeter a concurso um conto inédito (entre uma a três páginas), cuja autoria e originalidade deve ser atestada pelo respetivo professor. Para assegurar a abrangência desta iniciativa, foram definidas categorias atendendo à idade (dos 8 aos 14 anos e a partir dos 15 anos) e níveis de proficiência linguística dos alunos. Os trabalhos serão avaliados por um júri de cinco elementos em representação das três entidades organizadoras (Porto Editora, Camões, I. P. e Plano Nacional de Leitura) e os vencedores serão conhecidos a 5 de maio de 2021.

CELEBRAR A UNIVERSALIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA

Foi a 25 de novembro de 2019 que a UNESCO ratificou a data de 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sequência da proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai. De recordar que há mais de uma década que, a 5 de maio, se celebrava o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP.

Os dados oficiais indicam que o português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial), sendo língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK