2018-07-17

Porto Editora publica livro inédito de José Saramago

O Último Caderno de Lanzarote corresponde ao diário de 1998, ano em que o escritor ganhou o Prémio Nobel da Literatura.

Partilhar:

No ano em que se comemoram os 20 anos da entrega do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, a Porto Editora publica aquele que é o último volume dos diários do escritor, Último Caderno de Lanzarote, e que até hoje nunca fora divulgado.


Saramago havia já referido a existência deste manuscrito na apresentação de Cadernos de Lanzarote V em Madrid, mas adiantando que não sabia se teria tempo para concluir a tarefa devido às limitações de agenda que o Prémio Nobel lhe havia trazido. Este ano é chegada a altura de revelar este último volume dos seus diários, que corresponde ao ano de 1998, aquele em que conquistou essa distinção. Conforme nos diz Pilar del Río: «Vinte anos depois, este é o momento indicado para revelar estas reflexões e confidências.»

Último Caderno de Lanzarote será publicado simultaneamente no mercado português pela Porto Editora, e no espanhol pela Alfaguara, no início de outubro.

O AUTOR

Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga. Em 1947 publicou o seu primeiro livro que intitulou A Viúva, mas que, por razões editoriais, viria a sair com o título de Terra do Pecado.

Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos que vão de Memorial do Convento a Caim, passando por O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes ou A Viagem do Elefante, obras traduzidas em todo o mundo.

José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel de Literatura em 1998. No ano de 2007 foi criada em Lisboa uma Fundação com o seu nome, que trabalha pela difusão da literatura, pela defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, tomando como documento orientador a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK