2021-11-15

Porto Editora e Polícia de Segurança Pública promovem utilização da Língua Gestual Portuguesa

Neste Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, a Infopédia disponibiliza os primeiros conteúdos desenvolvidos em parceria

Partilhar:

A Infopédia, plataforma de dicionários online da Porto Editora, tem agora novos conteúdos desenvolvidos em colaboração com a Polícia de Segurança Pública (PSP). Os vídeos contam com demonstrações feitas por polícias formados em comunicação com recurso à Língua Gestual Portuguesa.



A parceria arranca neste Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, mas novos conteúdos serão difundidos gradualmente com o objetivo de promover a inclusão e consciencializar a população portuguesa para esta que é uma das três línguas oficiais do País, diariamente utilizada por mais de 100 mil surdos e respetivos familiares, educadores, professores ou técnicos.

Desde 2016, a PSP já ministrou formação em Língua Gestual Portuguesa a mais de cem Polícias, que se encontram colocados por todo o território nacional, contribuindo de forma muito significativa para melhorar a abrangência e efetividade de comunicação da Polícia com todos os cidadãos.

O dicionário de Língua Gestual Portuguesa, disponível na Infopédia desde 2018, inclui mais de 5300 entradas (com explicações e vídeos demonstrativos) e é da responsabilidade da Porto Editora e da autora Ana Bela Baltazar, intérprete e professora de Língua Gestual Portuguesa. Além deste, a Infopédia disponibiliza online mais 31 dicionários em 11 idiomas.