2021-11-15

Porto de Encontro celebra centenário do nascimento de José Saramago

Ciclo de conversas volta à Casa da Música para assinalar 10 anos de existência com sessão evocativa do Nobel português

Partilhar:

No dia 29 de novembro, pelas 21:00, o Porto de Encontro regressa à Casa da Música para uma sessão evocativa do centenário do nascimento de José Saramago.

Para esta dupla comemoração – assinala-se também o décimo aniversário desta iniciativa cultural da Porto Editora – estão confirmadas mais de dez participações especiais, numa grande conversa sob o signo da vida e da obra do Nobel da Literatura português.

A Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, juntam-se seis autores consagrados, ligados pelo prémio atribuído pela Fundação Círculo de Leitores: Afonso Reis Cabral (Prémio Saramago 2019), Bruno Vieira Amaral (vencedor em 2015), Gonçalo M. Tavares (vence em 2005), João Tordo (em 2009), Paulo José Miranda (o primeiro vencedor deste prémio, em 1999) e Valter Hugo Mãe (distinguido em 2007).

Nesta sessão há ainda espaço para dois momentos musicais, protagonizados por Ana Celeste Ferreira e pela cantora Teresa Salgueiro (que, entre outros, interpretará um tema escrito por Saramago). Manuela Azevedo (vocalista da banda Clã) e António Durães serão os responsáveis pelas leituras.

A entrada na sessão é gratuita, embora sujeita a levantamento de bilhete na Casa da Música (limitado a dois por pessoa), disponível a partir de dia 16 de novembro.

Parte da vida cultural da cidade desde 2011, este ciclo de conversas reuniu mais de 20.000 espectadores em 83 edições realizadas em diversos espaços da cidade, como o Teatro Rivoli, a Casa das Artes, a Biblioteca Almeida Garrett ou o Teatro Nacional São João.

Esta edição conta com o apoio do Casa da Música, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand.