2024-06-28

Porque é que o mal acontece aos bons?

Porto Editora publica O Pacto da Água, de Abraham Verghese, considerado Livro do Ano pela revista Time.

Partilhar:

Evocação luminosa de uma Índia em vias de transformação política e cultural, O Pacto da Água «expõe o leitor a uma beleza a que de outra forma não poderia aceder», elogia o The New York Times. Abraham Verghese assina aqui um livro-mundo de extraordinário poder que encerra todos os acontecimentos preciosos da experiência humana. Uma obra colossal, já com direitos de tradução vendidos para 25 países e cuja leitura encantou Oprah Winfrey, ao ponto da magnata dos media ter decidido financiar a adaptação ao grande ecrã.

Abrangendo mais de três quartos de século, este romance – o regresso de Verghese à escrita narrativa após catorze anos de pausa – acompanha o destino de uma família de Kerala, no sul da Índia, que sofre uma espécie de maldição, «a Fatalidade»: em cada geração, pelo menos uma pessoa morre afogada. E o pior é que, em Kerala, a água está em toda a parte. Ficção histórica que oferece uma visão voyeurística da Índia e um relato detalhado dos avanços médicos do século xx, o livro é, segundo a Time Magazine, «uma fábula em que Verghese tenta responder à velha questão: porque é que coisas más acontecem a pessoas boas?». 

 

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 27 de junho

 

SOBRE O LIVRO 

O Pacto da Água 

Travancor, Costa do Malabar, 1900. Uma rapariga de doze anos tenta dormir nos braços da mãe. Amanhã deixará a casa onde cresceu para casar com o homem a quem foi prometida. O homem que será o seu marido, o novo senhor da sua vida, é trinta anos mais velho, viúvo, com um filho ainda criança. A jovem noiva vai ao encontro do seu futuro tal como foi decidido por outros, tal como a sua mãe e a mãe da sua mãe o fizeram antes dela. «O pior dia da vida de uma rapariga é o dia do casamento. Depois, se Deus quiser, as coisas melhoram», dizem-lhe. O viúvo é um bom partido, pois, tal como ela, faz parte da antiquíssima comunidade de cristãos, mas é difícil entender a razão pela qual aceitou uma esposa sem dote, apesar dos rumores que correm de que a sua família é afetada por uma estranha aflição: em cada geração, pelo menos uma pessoa morre afogada. E no que hoje se chama Kerala, a água está em todo o lado, moldando a terra numa teia de lagos e lagoas, acompanhando as existências com o! seu canto suave, alimentando-se das monções, ligando tudo no tempo e no espaço. A noiva é acolhida com afeto e, no decurso da sua longa e extraordinária vida, conhece a alegria de um grande amor, sofre a dor de infinitas perdas, assiste a mudanças importantes. A sua família alargar-se-á e retrair-se-á com nascimentos e mortes. Até à chegada de uma neta que receberá o seu nome, estudará medicina e fará uma descoberta chocante.

 

 

CRÍTICAS

«Uma prosa sustentada por uma arquitetura moral profunda e coerente da alma humana. Um romance grandioso, espetacular e cativante.» 
The New York Times 

«Enquanto lia O Pacto da Água, tinha de parar de vez em quando para me lembrar de respirar.» 
Oprah Winfrey 

«Com mestria, Verghese molda a vida dos seus protagonistas através de guerras, monções, fome, peste e inundações num palco tão grandioso como o do Doutor Jivago, mas sem perder o seu olhar íntimo sobre as pequenas coisas.» 
The Washington Post 

«De cortar a respiração... No final, o autor liga na perfeição os fios errantes... Verghese supera-se a si próprio com este grande e impressionante tributo à Índia do século xx.» 
Publishers Weekly 


SOBRE O AUTOR 

Abraham Verghese 

É professor e vice-diretor do Departamento de Medicina na Universidade de Stanford, sendo um autor de renome na área. No entanto, depois de nos anos 1990 se formar no Iowa Writers’ Workshop, publicou ensaios e contos em The New Yorker, The New York Times e The Wall Street Journal, entre muitos outros. É autor de My Own Country, finalista do NBCC (1994) e Melhor Livro do Ano da Time; The Tennis Partner, considerado um «livro notável» pelo The New York Times; e Destinos Entrelaçados, que esteve na tabela de bestsellers do The New York Times durante 110 semanas. O Pacto da Água foi considerado pelos mais destacados jornais e revistas mundiais como um dos melhores livros de 2023, ocupando a lista de livros mais vendidos nos EUA desde a sua data de publicação.

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!