2022-06-08

Paula Rego (1935 – 2022)

Porto Editora lamenta falecimento de uma das maiores pintoras do séc. XX

Partilhar:

O Grupo Porto Editora lamenta profundamente o falecimento de Paula Rego, uma das artistas portuguesas mais aclamada e distinguida nacional e internacionalmente.

Com uma obra influenciada pela literatura, pelos contos tradicionais portugueses, a artista realista deixa uma obra ímpar, caracterizada por uma enorme carga dramática e até provocadora. Através das histórias que projeta na tela, aborda várias vezes temas políticos e sociais, como a condição da mulher, o aborto e o abuso de poder. Pela Porto Editora, publicou o livro infantil Sopa de Pedra, uma magnífica adaptação feita pela artista e pela filha, Cas Willing, da lenda da sopa de pedra.

Paula Rego foi considerada uma das 25 mulheres mais influentes do ano pelo Financial Times em 2021, recebeu o Prémio Turner (1989) e o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso (2013). Foi também distinguida com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e com a Ordem do Império Britânico com o grau de Oficial, pela sua contribuição para as artes.

“As histórias existem dentro de nós, nós, sobretudo os portugueses, estão cheios de histórias”.
Paula Rego, setembro 2009

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!