2021-07-05

Ouvir, 59 minutos de imersão poética regressa ao Pátio da Reitoria

Luís Adriano Carlos e Emanuel Madalena são os protagonistas das duas sessões no Pátio do Museu da História Natural e da Ciência da U.Porto.

Partilhar:

No mês de julho, nos dias 8 e 22, o Pátio do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (Reitoria da Universidade do Porto, ao Jardim da Cordoaria) volta a abrir-se para a poesia, ao receber duas sessões de Ouvir, 59 minutos de imersão poética, integrada no ciclo Noites no Pátio do Museu. Os poetas Luís Adriano Carlos e Emanuel Madalena serão os protagonistas desta iniciativa, que começa às 21:00.

Em Ouvir, 59 minutos de imersão poética pede-se aos participantes que assumam a condição de viajantes num rio sonoro, privilegiando a audição como sentido crítico. O pátio do Museu transforma-se numa câmara de reverberação de versos, palavras, poemas. O desafio ao público é o da exploração do som, desligando-se e despojando-se de quase todos os sentidos para permitir o estreitamento do foco apenas na audição. Sentados ou deitados em almofadas, o início da viagem é marcado por uma narrativa sonora inspirada no universo do autor convidado e elaborada por estudantes do Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia da U.Porto. Com a atmosfera criada por esta introdução, segue-se a audição de uma gravação de poemas do autor ao qual é dedicada a sessão.

Os 59 minutos de cada um destes eventos ficam completos após uma conversa entre a vice-reitora da Universidade do Porto, Fátima Vieira, e o poeta convidado.

Para garantir o bem-estar e a saúde dos participantes, todas as medidas de segurança foram asseguradas, incluindo a diminuição da lotação do espaço e a obrigatoriedade de reserva de bilhete (gratuito). A higienização das mãos e a desinfeção do calçado será também obrigatória e o distanciamento físico entre lugares está assegurado.

Esta iniciativa é uma parceria entre a Porto Editora – responsável pela programação e curadoria do evento – e a Universidade do Porto. A entrada é gratuita, mediante reserva prévia do bilhete.