2020-01-21

Ouvir, 59 minutos de imersão poética na Casa Comum da Universidade do Porto

Ciclo mensal dedicado à poesia junta Porto Editora e Universidade do Porto e estreia a 28 de janeiro.

Partilhar:

No próximo dia 28 de janeiro, às 18:30, a Casa Comum da Universidade do Porto (edifício da Reitoria, à Praça Gomes Teixeira) recebe a abertura de um novo ciclo mensal dedicado à poesia. Ouvir, 59 minutos de imersão poética é o nome deste evento e a primeira sessão é protagonizada pelos poetas João Gesta e João Habitualmente.



Numa experiência imersiva, propõe-se que os participantes assumam a condição de viajantes num rio sonoro, privilegiando a audição como sentido crítico. Ao final da tarde, esta sala transforma-se numa câmara de reverberação de versos, palavras, poemas. Os participantes são convidados a explorar este espaço, desligando-se e despojando-se de quase todos os sentidos para permitir o estreitamento do foco apenas na audição. Sentados ou deitados em almofadas, o início da viagem é marcado por uma narrativa sonora inspirada no universo do autor convidado e elaborada por estudantes do Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia da U.Porto. Com a atmosfera criada por esta introdução segue-se a audição de uma gravação de poemas dos protagonistas da sessão.

Os 59 minutos da sessão ficam completos após uma conversa entre a vice-reitora da Universidade do Porto, Fátima Vieira, e os poetas convidados.

Este ciclo mensal dedicado à Poesia tem já datas marcadas para todo o ano de 2020: 28 de janeiro, 11 fevereiro, 17 de março, 4 de abril (um sábado, em que se comemora o primeiro aniversário da Casa Comum), 19 de maio, 9 de junho, 14 de julho, 6 de outubro, 3 de novembro e 15 de dezembro.

Esta iniciativa é uma parceria entre a Porto Editora – responsável pela programação e curadoria do evento – e a Universidade do Porto.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK