2014-11-04

Os rapazes voltam à estrada

No próximo sábado, 8 de novembro, pelas 17:00, Adelino Gomes e Alfredo Cunha vão estar em Coimbra para apresentar Os Rapazes dos Tanques.

Partilhar:
Depois de uma viagem ao Canadá para realização de um encontro com a comunidade portuguesa e de duas apresentações em universidades de Toronto, pode-se dizer que o livro Os Rapazes dos Tanques volta à estrada para a realização de mais duas sessões dedicadas a esta obra. Assim, no próximo sábado, 8 de novembro, pelas 17:00, os autores Alfredo Cunha e Adelino Gomes vão estar na livraria Bertrand do Shopping Dolce Vita Coimbra para a apresentação de Os Rapazes dos Tanques, numa sessão que contará também com a presença de vários dos protagonistas cujas histórias são contadas no livro.
Considerada como uma das obras mais importantes e significativas relacionadas com o 40.º aniversário do 25 de Abril, Os Rapazes dos Tanques coloca o leitor no Terreiro do Paço e no Carmo, em Lisboa, na madrugada e manhã daquele dia de 1974, dando a conhecer, através das fotografias de Alfredo Cunha e das entrevistas conduzidas por Adelino Gomes, o que viveram os homens (oficiais, sargentos e praças) que estiveram frente a frente naqueles locais e naquelas horas. E a conhecer, também, o olhar que esses homens têm sobre o país, quarenta anos depois.

Este trabalho de Alfredo Cunha e Adelino Gomes foi apresentado pela primeira vez em Lisboa, a 25 de março deste ano. Ao longo destes meses, os autores e muitos dos “rapazes” que são os protagonistas no livro têm estado um pouco por todo o país em encontros e sessões a convite de diferentes instituições.

Em finais de setembro, Adelino Gomes e dois dos “rapazes” (o ex-alferes Fernando Sottomayor e o ex-cabo apontador José Alves da Costa) deslocaram-se a Toronto para ali participarem em três sessões distintas, integradas nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril: duas tiveram lugar nas universidades de York e de Toronto e destinaram-se a alunos de língua e cultura portuguesas; a outra aconteceu na Casa dos Açores do Ontário.

Até ao final do ano, está confirmada mais uma sessão: será em dezembro, nodia 6, às 21:30, no Fórum Actor Mário Viegas, em Santarém, no que se espera vir a ser um grande evento dedicado a Os Rapazes dos Tanques que, importa sublinhar, simboliza em Salgueiro Maia e em todos eles a homenagem que Portugal presta, quarenta anos depois, aos militares que derrubaram a ditadura.

OS AUTORES
Alfredo Cunha nasceu em Celorico da Beira. Influenciado pelo pai, optou por uma carreira em fotografia de reportagem. Como repórter fotográfico começou no Notícias da Amadora, em 1971. Seguidamente colaborou com O Século e O Século Ilustrado (1972), a Agência Noticiosa Portuguesa – ANOP (1977) e as agências Notícias de Portugal (1982) e Lusa (1987).
Foi fotógrafo dos presidentes da República António Ramalho Eanes e Mário Soares. Foi editor de fotografia no jornal Público, no Grupo Edipresse, na revista Focus, no Comércio do Porto e no Jornal de Notícias. Colaborou com Ana de Sousa Dias no programa Por Outro Lado, da RTP2. Foi diretor de fotografia da agência Global Imagens. Atualmente, trabalha como freelancer e desenvolve vários projetos editoriais. Tem publicados vários livros de fotografia.


Adelino Gomes (n. 1944) exerceu a actividade quotidiana de jornalista durante 42 anos, na rádio, na televisão e na imprensa escrita e foi provedor do ouvinte da RDP (2008-2010).
É co-autor, com Paulo Coelho e Pedro Laranjeira, do duplo álbum O dia 25 de Abril, relato dos acontecimentos militares no Terreiro do Paço e no Largo do Carmo (sucessivamente reeditado).
É docente na pós-graduação em Jornalismo do ISCTE-IUL/Media Capital (Estudos Críticos e Deontologia dos Media) e investigador associado do CIES-IUL.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK