Considerada como uma das obras mais importantes e significativas relacionadas com o 40.º aniversário do 25 de Abril, Os Rapazes dos Tanques coloca o leitor no Terreiro do Paço e no Carmo, em Lisboa, na madrugada e manhã daquele dia de 1974, dando a conhecer, através das fotografias de Alfredo Cunha e das entrevistas conduzidas por Adelino Gomes, o que viveram os homens (oficiais, sargentos e praças) que estiveram frente a frente naqueles locais e naquelas horas. E a conhecer, também, o olhar que esses homens têm sobre o país, quarenta anos depois.
Este trabalho de Alfredo Cunha e Adelino Gomes foi apresentado pela primeira vez em Lisboa, a 25 de março deste ano. Ao longo destes meses, os autores e muitos dos “rapazes” que são os protagonistas no livro têm estado um pouco por todo o país em encontros e sessões a convite de diferentes instituições.
Em finais de setembro, Adelino Gomes e dois dos “rapazes” (o ex-alferes Fernando Sottomayor e o ex-cabo apontador José Alves da Costa) deslocaram-se a Toronto para ali participarem em três sessões distintas, integradas nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril: duas tiveram lugar nas universidades de York e de Toronto e destinaram-se a alunos de língua e cultura portuguesas; a outra aconteceu na Casa dos Açores do Ontário.
Até ao final do ano, está confirmada mais uma sessão: será em dezembro, no dia 6, às 21:30, no Fórum Actor Mário Viegas, em Santarém, no que se espera vir a ser um grande evento dedicado a Os Rapazes dos Tanques que, importa sublinhar, simboliza em Salgueiro Maia e em todos eles a homenagem que Portugal presta, quarenta anos depois, aos militares que derrubaram a ditadura.
OS AUTORES
Foi fotógrafo dos presidentes da República António Ramalho Eanes e Mário Soares. Foi editor de fotografia no jornal Público, no Grupo Edipresse, na revista Focus, no Comércio do Porto e no Jornal de Notícias. Colaborou com Ana de Sousa Dias no programa Por Outro Lado, da RTP2. Foi diretor de fotografia da agência Global Imagens. Atualmente, trabalha como freelancer e desenvolve vários projetos editoriais. Tem publicados vários livros de fotografia.
É co-autor, com Paulo Coelho e Pedro Laranjeira, do duplo álbum O dia 25 de Abril, relato dos acontecimentos militares no Terreiro do Paço e no Largo do Carmo (sucessivamente reeditado).
É docente na pós-graduação em Jornalismo do ISCTE-IUL/Media Capital (Estudos Críticos e Deontologia dos Media) e investigador associado do CIES-IUL.