2019-05-15

Os 100 melhores alunos portugueses em literacia disputam final em Lisboa

• A final da 4.ª edição da LITERACIA 3Di, organizada pela Porto Editora, realiza-se esta sexta-feira, no Pavilhão do Conhecimento. • São os melhores de entre os mais de 160 mil alunos que, este ano, participaram nesta iniciativa.

Partilhar:

Aproxima-se o momento de conhecer os melhores alunos em literacia nas dimensões da Matemática, Ciência, Leitura e Inglês. Esta sexta-feira, a partir das 11:00, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa, realiza-se a final da LITERACIA 3Di, iniciativa da responsabilidade da Porto Editora.


Em representação dos vários distritos e das Regiões Autónomas estarão 101 alunos, do 5.º ao 8.º ano de escolaridade, apurados após as duas primeiras fases realizadas ao longo do presente ano letivo, tendo-se registado a participação de mais de 160 mil alunos.

As provas de literacia de Matemática (5.º ano), Ciência (6.º), Leitura (7.º ano) e Inglês (8.º ano) são feitas através de uma plataforma digital (uma área criada dentro da Escola Virtual) e decorrerão ao longo do dia, sendo de sublinhar que a prova de Inglês é acompanhada e supervisionada por uma equipa da Cambridge Assessment English, parceira da iniciativa, que se desloca a Portugal exclusivamente para o efeito.

Os vencedores serão conhecidos na Sessão Oficial de Entrega de Prémios, que decorrerá no Auditório Mariano Gago (Pavilhão do Conhecimento), a partir das 16:30. Os finalistas receberão prémios atribuídos pelos Conselheiros da Visão e a Samsung.

Aos campeões nacionais de literacia serão atribuídos o Prémio Sucesso LITERACIA 3Di | Porto Editora (um tablet) e o Prémio Mérito LITERACIA 3Di | Fundação Montepio (bolsas no valor de 5000€ para as escolas e de 3000€ para os alunos), com a particularidade de, no caso do Inglês, o vencedor beneficiar de um summer camp em Cambridge, para frequência de aulas de Inglês.


SOBRE A INICIATIVA

A LITERACIA 3Di é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em quatro dimensões do saber: Matemática, Ciência, Leitura e Inglês.

Este desafio pelo conhecimento decorre durante o ano letivo em três fases – local, distrital e nacional –, com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual.

Com esta iniciativa, a Porto Editora pretende contribuir para o desenvolvimento educativo, pessoal e social dos jovens. De referir que esta iniciativa conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, e uma Comissão de Honra constituída pelas principais entidades relacionadas com a Educação em Portugal.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK