2021-09-10

Nota de pesar pelo falecimento de Jorge Sampaio

Antigo Presidente da República faleceu esta sexta-feira, a poucos dias de completar 82 anos

Partilhar:

O Grupo Porto Editora lamenta profundamente o falecimento de Jorge Sampaio, e associa-se ao sentimento de pesar que todos os portugueses manifestam neste momento, dirigindo à família e aos amigos uma mensagem muito sentida de solidariedade.

O Grupo Porto Editora teve a honra de publicar, em parceria com as Edições Nelson de Matos, a primeira e única Biografia de Jorge Sampaio autorizada pelo próprio, na qual (em dois volumes) se revisita o percurso singular do antigo Presidente da República e protagonista de relevo da nossa Democracia, pela qual combateu desde os tempos da Universidade de Lisboa através de uma persistente ação política de oposição à Ditadura.

O jornalista José Pedro Castanheira é o autor da biografia e refere que «foi o trabalho que mais prazer me deu investigar e escrever. Prazer como jornalista mas também como historiador, porque Jorge Sampaio foi um homem e um político que marcou toda uma geração e esteve sempre presente na vida portuguesa do último meio século. Vai fazer-nos muita falta, na sua sabedoria, experiência e aconselhamento. Era um Homem Bom.».

Personalidade de singular dimensão humanista, reconhecido internacionalmente pela sua capacidade de diálogo e pela defesa dos Direitos Fundamentais, Jorge Sampaio deixa-nos um legado inestimável de luta pelos valores democráticos, de promoção da nossa cultura e de afirmação de Portugal no panorama internacional.

Até sempre, Senhor Presidente.