2017-05-26

Já são conhecidos os grandes vencedores do LITERACIA 3D

A partir do próximo ano letivo, o Inglês é o novo domínio de literacia a ser avaliado, para além da Leitura, Matemática e Ciência

Partilhar:

Já são conhecidos os campeões nacionais de literacia, vencedores da segunda edição do LITERACIA 3D. Assim, no domínio de Leitura venceu o José Monteiro, do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Matemática foi o Duarte Saraiva, do Colégio Valsassina e, em Ciência, a grande vencedora foi a Maria Cara D’Anjo, do Colégio Nossa Senhora da Assunção.


Os vencedores foram distinguidos com o Prémio Sucesso LITERACIA 3D | Samsung – um tablet de topo desta marca – e com o Prémio Mérito LITERACIA 3D | Montepio no valor de 3333€ para cada aluno vencedor.

Mas todos os finalistas foram distinguidos com um prémio de presença – um smartphone Samsung – e os Professores acompanhantes receberam um reconhecimento da Porto Editora, responsável pela organização do LITERACIA 3D.

Os 64 (sessenta e quatro) alunos finalistas vieram de todo o país e competiram, hoje, na grande final que decorreu no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa.

Nuno Almeida, Business Development Manager da Samsung, congratulou a Porto Editora e restantes parceiros pelo sucesso desta segunda edição e renovou o compromisso de parceria tecnológica com o LITERACIA 3D.

Tomás Correia, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Montepio, reconheceu o difícil percurso que os alunos, professores e organização percorreram até à grande final, congratulando todos os envolvidos pelo esforço e dedicação. Demonstrou, ainda, grande satisfação pela oportunidade de apoiar os alunos portugueses, através desta iniciativa.

Esta final ficou marcada, também, por várias novidades sobre a próxima edição: a Literacia de Inglês vai ser avaliada nesta iniciativa, graças à parceria estabelecida com a Cambridge English Language Assessment. Assim, a partir do próximo ano letivo, para além das provas de Leitura, Matemática e Ciência, os alunos de todo o país vão, também, poder avaliar as suas competências de Inglês. Surge, assim, o LITERACIA3Di.

“O projeto Literacia 3D é um excelente exemplo da aplicação de tecnologia digital na educação. Estamos muito entusiasmados com a nossa participação na edição do próximo ano, que nos permitirá apoiar os alunos e os professores de inglês em Portugal. Esta iniciativa vai ao encontro da nossa missão de ajudar os alunos a melhorar as suas competências em inglês e a prová-las ao mundo", referiu Elaine Blaus, Deputy Director da Global Network Cambridge English.

Por outro lado, foi anunciada a entrada na Comissão de Honra do LITERACIA 3D o Ciência Viva, que assim se junta a esta iniciativa única. Desta forma, o Pavilhão do Conhecimento será, de ora em diante, a sede da grande final do LITERACIA 3D, proporcionando um dia único a alunos, professores e pais que podem, assim, visitar as exposições do Ciência Viva e participar em várias atividades.

Este foi um dia memorável para os alunos que destacaram como pontos altos a realização das provas em tablets, os prémios e a visita às exposições do Ciência Viva.

Este desafio pelo conhecimento é promovido pela Porto Editora em parceria com a Escola Virtual e conta com o apoio de diversas instituições e personalidades das áreas da Educação e Cultura que integram a Comissão de Honra, bem como da Fundação Montepio e da Samsung.

O objetivo deste desafio pelo conhecimento é o desenvolvimento das competências de literacia dos alunos portugueses e a consolidação das aprendizagens, procurando contribuir para a elevação dos índices educacionais e culturais do nosso país.

Nesta segunda edição, participaram 90 mil alunos, provenientes de mais de 750 (setecentos e cinquenta) estabelecimentos de ensino público e privado, de norte a sul do país, incluindo as regiões autónomas.

Todas as informações sobre a iniciativa estão disponíveis em www.literacia3d.pt.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK