2020-11-06

Iniciativa PALAVRA DO ANO® decorrerá em simultâneo em Portugal, Angola e Moçambique

Que impacto terá a pandemia na definição das candidatas a PALAVRA DO ANO® 2020? Os sites da iniciativa, que já receberam milhares de sugestões, estarão abertos a propostas até final de novembro

Partilhar:
Num ano tão inusitado como o de 2020, há uma enorme, e natural, expetativa em torno da 12.ª edição da PALAVRA DO ANO®. Ainda que as candidatas só sejam anunciadas a 1 de dezembro, já há quem fale em vencedoras antecipadas. Todavia, é bom lembrar que houve surpresas em edições anteriores.

A iniciativa PALAVRA DO ANO®, promovida pela Porto Editora e que envolve a participação direta de todos os cidadãos, tem sublinhado a relevância das palavras e contribuído para traçar um retrato muito fiel dos acontecimentos que marcam a vida coletiva – e é isso que, por certo, acontecerá de novo.

Este ano há uma novidade a sublinhar: pela primeira vez, a eleição da PALAVRA DO ANO® decorrerá em simultâneo em Portugal, Angola e Moçambique. No dia 1 de dezembro, serão divulgadas as 10 candidatas para cada país e, de imediato, a votação estará aberta nos respetivos sites da PALAVRA DO ANO® | Portugal, da PALAVRA DO ANO® | Angola e da PALAVRA DO ANO® | Moçambique. Até lá, os internautas podem continuar a sugerir palavras para integrar as listas das 10 finalistas.

A votação decorrerá nos três países até ao último segundo deste ano e o anúncio das palavras vencedoras acontecerá a 4 de janeiro de 2021.


SOBRE A INICIATIVA

A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa da Porto Editora – e das suas subsidiárias em Angola e Moçambique, respetivamente, Plural Editores Angola e Plural Editores Moçambique – que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, Plural Editores Angola e Plural Editores Moçambique, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração as sugestões dos portugueses através do site www.palavradoano.pt, dos angolanos em www.palavradoano.co.ao e dos moçambicanos em www.palavradoano.co.mz.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK