2022-09-19

Grupo Porto Editora subscreve Pacto do Porto para o Clima

O caminho rumo à neutralidade carbónica do Porto é exigente e convoca uma ação coletiva para benefícios coletivos

Partilhar:

O Grupo Porto Editora (GPE) associou-se à iniciativa do Município do Porto que pretende despertar a ação dos cidadãos e organizações, criando uma verdadeira comunidade de aprendizagem, de partilha de experiências e conhecimento e de apoio mútuo no desígnio de promoção da neutralidade carbónica da cidade. 

 

Esta adesão ao Pacto do Porto para o Clima é feita com compromisso, encarando-a como mais um pilar essencial na missão de responsabilidade social e empresarial por um futuro melhor para todos.

 

O Grupo implementou em todas as suas unidades produtivas e empresariais várias medidas de uso eficiente de recursos, de tratamento de resíduos e de promoção da neutralidade carbónica. São eixos de atuação considerados prioritários para uma ação efetiva no combate aos efeitos das alterações climáticas e de construção de um futuro mais sustentável.

 

O recurso a energia renovável permitiu produzir cerca de 18% do consumo elétrico total anual e evitar a emissão para a atmosfera de cerca de 344 toneladas de CO2 por ano. A eficiência energética dos edifícios do GPE permite reduzir ainda mais a pegada carbónica. De igual modo, promove-se o uso eficiente de água e o combate ao desperdício, através de ações de sensibilização e medidas implementadas em todo do Grupo. O tratamento rigoroso dos resíduos que advêm do processo de impressão é outra prioridade, com especial atenção para a reciclagem de papel e o encaminhamento adequado de outros materiais de produção. Acresce ainda que a unidade gráfica do Grupo tem a certificação ambiental há mais uma década.

 

Paralelamente, enquanto ator central no setor da Educação, o Grupo Porto Editora promove ações de sensibilização das comunidades educativas para as questões ambientais, sendo frequente a referência em livros escolares e infantojuvenis de questões relacionadas com o combate às alterações climáticas e a defesa dos objetivos para o crescimento sustentável definidos pelas Nações Unidas.

 

Até ao momento, o Pacto do Porto para o Clima conta com mais de 170 subscritores. A cerimónia decorreu no passado dia 16 de setembro, na Casa do Roseiral, com a presença do Ministro do Ambiente, do Presidente da Câmara Municipal do Porto e de representantes das diferentes organizações associadas.

 

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!