2021-05-10

Escola Virtual e Microsoft Teams juntam-se para simplificar a aprendizagem colaborativa de professores e alunos

Grupo Porto Editora e Microsoft Portugal apresentam solução para dar resposta aos desafios colocados pelo ensino híbrido

Partilhar:

As plataformas digitais de colaboração e produtividade – Escola Virtual, de ensino-aprendizagem, e Microsoft Teams – líderes nos respetivos segmentos, juntaram-se para proporcionar aos professores e alunos uma solução integrada que permite tirar o melhor partido das potencialidades das plataformas.

A nova app Escola Virtual, do Grupo Porto Editora, foi desenvolvida especificamente para integrar o Microsoft Teams para a Educação, a ferramenta de comunicação, colaboração, coedição e de integração de aplicações que permite a criação de grupos, nomeadamente de turmas, onde professores e alunos acedem com uma identidade segura, usando credenciais criadas e geridas pela escola.

Na app Escola virtual pode ser adicionada uma turma no Microsoft Teams para seguir as dinâmicas próprias de aprendizagem. "É um passo com impacto significativo no quotidiano dos professores e alunos", afirma Rui Pacheco, diretor do Centro Multimédia do Grupo Porto Editora, "pois simplificará o trabalho, agilizará a relação e a comunicação entre todos, a gestão das tarefas e dos momentos de aprendizagens, síncronas ou assíncronas".

Em termos práticos, o Microsoft Teams para a Educação permite simplificar processos e fluxos de trabalho entre professores e alunos. Assim, numa turma Microsoft Teams é possível: interação entre professores e alunos por chat, chamada ou reuniões-vídeo até 50 alunos com acesso a imagem em simultâneo e numa sala de aula virtual; disponibilização de informação nas pastas "Materiais de Aula" e "Bloco de Notas Escolar"; maior diálogo e partilha de informação e conteúdos sob supervisão do professor; utilização do workflow digital "Trabalhos" para avaliação dos alunos e disponibilização dos resultados para consulta e apoio.

A par destas vantagens, Sandra Martinho, diretora para a área da Educação e Filantropia na Microsoft Portugal sublinha que "a utilização do Microsoft Teams na Educação permite a integração de diversas ferramentas com o objetivo de simplificar o dia a dia escolar dos professores e alunos. Esta parceria vem facilitar o percurso de aprendizagem em qualquer ambiente, seja meramente remoto ou híbrido, e reforçar o investimento que a Microsoft tem vindo a desenvolver junto da comunidade educativa na adoção de ferramentas tecnológicas que fomentam a colaboração como um o exercício diário das competências do século XXI".

Com mais de 15 anos de experiência, a Escola Virtual conta atualmente com cerca de 800 mil utilizadores e é a mais utilizada a nível nacional entre o 1º e o 12º anos de escolaridade. A parceria com o Microsoft Teams permitirá a criação de um único ponto de entrada de forma a potenciar as capacidades das duas ferramentas, reforçar os níveis de segurança e simplificar o dia a dia dos professores e alunos.

Ao longo do último ano, a Microsoft Portugal reforçou o seu apoio à comunidade educativa através da disponibilização gratuita do Office 365 para alunos e professores, recursos de aprendizagem e iniciativas para partilha de boas práticas que visem uma melhor transição para o ensino à distância. Perante a crescente utilização de plataformas digitais, a agregação da Escola Virtual e do Microsoft Teams permitirá reforçar o apoio ao ecossistema educativo.
 


SOBRE A ESCOLA VIRTUAL
É o ambiente inovador de ensino-aprendizagem #1 em Portugal, com cerca de 800.000 utilizadores, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade. Disponível por subscrição particular ou institucional anual, a Escola Virtual proporciona a escolas, professores e alunos o acesso a conteúdos em formato digital para as principais disciplinas do currículo dos Ensinos Básico e Secundário – incluindo manuais escolares, do 1.º ao 12.º anos, bem como múltiplas funcionalidades de ensino e aprendizagem colaborativa, gamificação e avaliação. Os conteúdos estão organizados em disciplinas e multiplicam-se por milhares de recursos, aulas, testes interativos, atividades e quizzes.
A Escola Virtual possibilita uma aprendizagem personalizada e autónoma, apoiada com relatórios de desempenho que promovem o envolvimento dos encarregados de educação e proporciona aos professores uma visão detalhada da evolução das aprendizagens dos seus alunos.

SOBRE O GRUPO PORTO EDITORA
O Grupo Porto Editora é o maior grupo editorial português. Com uma atividade editorial abrangente e diversificada, o Grupo Porto Editora atua nas áreas da edição escolar e de referência, literatura de ficção, não ficção, infantojuvenil e multimédia interativo – de que se destaca a Escola Virtual – sendo de referir também a aposta no comércio eletrónico através da WOOK.pt, a maior livraria online portuguesa.
Líder em praticamente todos os setores em que está presente, o Grupo Porto Editora cultiva os valores do rigor, qualidade, dinamismo e inovação, sendo também reconhecido pela excelência de gestão, seriedade e profissionalismo na edição.

SOBRE A MICROSOFT
A Microsoft possibilita a transformação digital na era da Intelligent Cloud e Intelligent Edge. A sua missão é capacitar cada pessoa e cada organização no planeta para alcançarem mais.