2023-03-06

De mulheres, sobre mulheres

Sugestões de leitura para celebrar a condição feminina - para serem lidas por mulheres e não só

Partilhar:

Há mulheres que se destacam numa época, outras que deixaram a sua marca inequívoca na história da Humanidade, e depois há aquelas que, diariamente, tornam os nossos dias únicos através dos mais pequenos gestos. É sobre todas elas que falamos neste artigo.

 

 

 

Comecemos pela vencedora do Prémio Nobel da Literatura 2022. Em O AcontecimentoAnnie Ernaux apresenta-nos uma jovem grávida que procura fazer um aborto (ilegal em França, nos anos 60). Um poderoso romance com uma narração clara, acutilante e sem artifícios, sobre sofrimento, justiça e a condição feminina.

 

Num pulo chegamos à atualidade e deparamo-nos com Mulheres que compram flores, de Vanessa Montfort. Viciante, divertido, romântico e honesto, este é um comovente romance sobre amizade e independência feminina, numa viagem épica rumo ao centro dos sonhos da mulher contemporânea.

 

 

 

 

Marie Curie foi a primeira cientista mulher a receber aclamação internacional e foi, de facto, um dos nomes cimeiros da investigação científica do século xx. Em Madame Curie, a sua filha Ève descreve os seus trabalhos pioneiros em torno da radioatividade e o modo como lhe valeram dois prémios Nobel, mas também encontramos inúmeros aspetos da sua vida pessoal que mostram como o percurso da cientista foi desafiante até aos últimos dias.

 

Em O Grande Círculo, Maggie Shipstead faz uma incursão pela história da aviação feminina e cria duas personagens cujos percursos se vão cruzar. Marion Graves teve uma infância selvagem na floresta. Mais tarde fez várias missões a comando de um avião na Segunda Guerra e a sua ousadia atinge o auge quando decide circunvoar o globo terrestre, aventura que se transforma num mistério por resolver porque Graves desapareceu sem deixar rasto... Meio século mais tarde, Hadley Baxter é a atriz escolhida para interpretrar a história da aviadora num filme de Hollywood e os destinos de ambas acabam por se cruzar em geografias e épocas muito diferentes.

 

 

 

 

Ainda a propósito de histórias que se cruzam e inspiram mutuamente, recomendamos duas obras de autoras hispânicas. Mulheres da minha alma é o livro em que Isabel Allende recorda figuras femininas incontornáveis na sua vida, percorrendo os labirintos da memória e oferecendo-nos um emocionante testemunho sobre a sua relação com o feminismo e a sua condição de mulher.

 

O perigo de estar no meu perfeito juízo prova a capacidade extraordinária de Rosa Montero para misturar ficção, autobiografia e ensaio, resultando numa obra perspicaz, tocante e bem-humorada sobre o custo da "normalidade" e o valor da diferença.

 

 

 

 

A propósito de diferença, falemos de Encontro. Neste livro, Natasha Brown apresenta-nos uma mulher negra britânica com uma posição de destaque no mercado financeiro que se prepara para uma festa da família conservadora do namorado. Mas é preciso tomar uma decisão que poderá mudar a sua vida. Esta é uma história sobre aquilo de que somos feitos: de raça e classe social, de segurança e liberdade, de vencedores e vencidos. 

 

Por outro lado, temos a história de uma família americo-caribenha. A mãe de Byron e Benedetta morreu, mas deixou-lhes um Bolo Negro no congelador, acompanhado por uma longa gravação áudio que abre com uma revelação impensável: têm uma irmã. Este, porém, é apenas o primeiro dos muitos segredos. Neste trama multigeracional, Charmaine Wilkerson explora com fina sensibilidade as questões difíceis da identidade pessoal e social, cruzando o tempo e a geografia e fazendo-nos acreditar que é sempre possível regressar a casa.

 

 

 

 

Não podiamos terminar sem falar d'O dicionário das Palavras Perdidas. Uma narrativa escondida nas entrelinhas de uma história escrita por homens. Inspirada em factos reais, Pip Williams mergulhou nos arquivos do Dicionário de Inglês Oxford para redigir esta celebração deliciosa, lírica e profundamente instigante das palavras e do poder da linguagem para moldar o mundo.

 

Por fim, surgem As mensageiras da Esperança. Inspirado na história real das mulheres da Pack Horse Library, neste livro de Jojo Moyes há 5 mulheres singulares, autênticas heroínas, que se recusam a ser intimidadas pelos homens ou pelas convenções. E embora enfrentem todos os tipos de perigos, não desistem da missão que abraçaram: levar a sabedoria, a leitura e o mundo fantástico dos livros até aos mais pobres e desfavorecidos. A aventura destas personagens - e dos homens que amam - torna-se um drama inesquecível de lealdade, justiça, humanidade e paixão. 

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!