Através de cenários do dia a dia, o livro O meu corpo é meu! explica às crianças que são vários os momentos na vida onde o consentimento tem um papel fundamental. Seja em brincadeiras, em ambiente familiar, nas aulas, em festas ou no parque com os amigos, em todas as ocasiões há espaço para dizer quando algo nos incomoda, como o toque de outra pessoa, mas também é importante estar atento aos sinais que os outros demonstram. Para isso, esta história deixa também dicas para saber como o fazer.
Com a leitura deste livro, os mais novos vão compreender que todos podem escolher quem lhe faz cócegas, quando e como. Porque, na verdade, ninguém deve obrigar alguém a fazer algo que não quer. E se a criança quiser receber um abraço, mas não gostar dos da tia ou do avô? Também vai perceber que não faz mal e que isso não significa que gosta menos da outra pessoa. O importante é garantir sempre que cada um está confortável com as pessoas e no ambiente que o rodeiam.
O meu corpo é meu! é um livro aconselhado para crianças em idade pré-escolar, mas a sua leitura é pertinente para todas as idades.
SOBRE O LIVRO
O meu corpo é meu!
Já alguma vez te fizeram cócegas ou agarraram, e tu quiseste que parassem? Podes sempre dizer aos outros aquilo que não queres que eles te façam. É o teu corpo, as regras são tuas! Um livro que ensina os mais novos a definirem limites em relação ao seu corpo e a reconhecerem e respeitarem os limites dos outros.