2020-09-11

Boas razões para aproveitar o último fim de semana da Feira do Livro de Lisboa

Um reconhecido escritor que regressa ao contacto com os leitores, sessões de autógrafos e até um workshop inspirado num livro de primeiros socorros pediátricos — eis as propostas para uma derradeira visita ao Espaço Porto Editora | Bertrand Editora

Partilhar:
O final de tarde de hoje dá o tom para um excelente fim de semana: José Eduardo Agualusa vai estar, a partir das 19:00, no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora para uma derradeira sessão de autógrafos, tendo em destaque o seu recente romance Os vivos e os outros.

Lançando um olhar atento para a agenda de amanhã, sobressai o regresso, há muito esperado, de Miguel Sousa Tavares à Feira do Livro de Lisboa e ao contacto com os leitores. Como foi noticiado em agosto, Miguel Sousa Tavares confiou a sua obra à Porto Editora e Rio das Flores deu início à reedição dos seus marcantes títulos, com novas capas e uma identidade gráfica própria. O escritor estará em sessão de autógrafos no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora às 17:00, ao mesmo tempo que José Riço Direitinho, Mónica Bello e Alberto S. Santos.

No entanto, as sessões de autógrafos começam duas horas antes: às 15:00, o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora vai acolher Bruno Vieira Amaral, Nuno Pinto Martins e Sara Almeida Leite. À mesma hora, mas exclusivamente online (na página de Facebook de «Autores que nos unem»,) a astróloga e terapeuta Dulce Regina protagoniza uma tertúlia sobre karmas de família.

O último dia da Feira do Livro de Lisboa arranca às 12:00, no Auditório APEL-Sul, com um workshop da responsabilidade de José Coentrão, enfermeiro de serviço de urgência pediátrica e autor do livro Primeiros Socorros Pediátricos. José Coentrão vai estar em sessão de autógrafos às 15:00, partilhando o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora com Alberto S. Santos, Paulo Azevedo, Bruno Sena Martins, Cristina Roldão e Francisco Louçã. Às 17:00, sobem ao palco, para as últimas sessões de autógrafos, André Carrilho, Jacinto Lucas Pires, Mário Augusto e Teolinda Gersão.


O BALANÇO POSSÍVEL

A 90.ª Feira do Livro de Lisboa realizou-se num tempo e em circunstâncias excecionais, que influenciaram a organização e o planeamento da presença do Grupo Porto Editora e do Grupo BertrandCírculo, reunidos no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora.

A principal preocupação desta presença foi salvaguardar a saúde e a segurança dos visitantes, dos autores e dos trabalhadores, concebendo-se um plano de regras que foi escrupulosamente cumprido.

O principal objetivo foi proporcionar o melhor ambiente para o regresso dos leitores ao contacto com os livros e autores, numa altura em que o setor atravessa a mais grave crise de que há memória. Objetivo alcançado, com presença assinalável e constante dos leitores no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, mas em menor número em relação aos anos anteriores, consequência das limitações de acesso ao perímetro da Feira do Livro de Lisboa.

No fecho de cortinas desta edição, o desejo é que os sinais positivos que a Feira do Livro de Lisboa originou se materializem, nos próximos meses, numa recuperação do setor editorial e livreiro, fundamental para a divulgação do conhecimento, da criação intelectual e para a promoção da língua e da cultura portuguesas.

Toda a informação relativa à presença dos grupos Porto Editora e BertrandCírculo na Feira do Livro de Lisboa 2020 está disponível em www.autoresquenosunem.pt, e no Facebook «Autores que nos unem».

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK