2021-03-31

Abril, novidades mil

Em abril, o Grupo Porto Editora faz chegar às livrarias vários títulos para acompanhar o desconfinamento

Partilhar:
O plano de desconfinamento gradual do país - do qual se destaca, naturalmente, a reabertura das livrarias - permite que se reúnam as condições para que o Grupo Porto Editora (GPE) retome a atividade editorial interrompida nos primeiros meses de 2021. Assim, a partir de amanhã, dia 1 de abril, os leitores vão encontrar nas livrarias grandes apostas nas áreas da Não Ficção, Ficção, Poesia e Infantojuvenil, através das chancelas Porto Editora, Ideias de Ler, Livros do Brasil e Assírio & Alvim.

FICÇÃO

Arsène Lupin, Cavalheiro Ladrão é uma das grandes novidades da Porto Editora para 8 de abril. Esta edição reúne as primeiras nove aventuras do rocambolesco Lupin, protagonista de mais de vinte títulos do escritor francês Maurice Leblanc. Uma oportunidade para descobrir o livro que mudou a vida de Assane, o herói da popular série da Netflix.

A 15 de abril chega às livrarias Tempo de Fuga, romance de Amadeu Lopes Sabino, que retrata as peripécias de um alto funcionário do Ministério da Economia do salazarismo que vende aos serviços secretos espanhóis pequenos segredos que faz passar por grandes. Mas porque, para Jorge Mathias, a espionagem é um jogo, conspira também com o Partido Comunista e parte para a República Democrática Alemã, onde a sua vida irá mudar irreversivelmente.

O mês não termina sem a publicação, a 22 de abril, de Volta ao Mundo em Vinte Dias e Meio, de Julieta Monginho, naquele que será o arranque das celebrações dos 25 anos de vida literária desta premiada autora. Eis uma narrativa de tonalidade pícara e fantástica, que coloca personagens de carne e osso em contacto com figuras de quadros célebres do Museu Rijks de Amsterdão.

Como chegámos a este ponto? Como podemos, nós os três, que éramos como um só na infância, afastar-nos tanto uns dos outros? Quando nos tornámos estranhos? O que aconteceu? A partir de 22 de abril, Sobreviventes, o romance de estreia do sueco Alex Schulman, promete dar resposta a estas questões, as mesmas que o autor faz sobre a sua infância e a sua relação com os seus irmãos. O falecimento da mãe desperta velhos traumas e revela uma família que se desmorona na sequência de uma tragédia.

Numa nova tradução de Álvaro Gonçalves feita a partir da versão manuscrita do texto original, O Castelo regressa à coleção Dois Mundos, da Livros do Brasil. A espera, a frustração e a impotência perante um mundo turvo e intransponível são os grandes temas deste clássico de Franz Kafka que chega às livrarias a 8 de abril.


NÃO FICÇÃO

No dia 8 de abril, a Ideias de Ler faz chegar às livrarias portuguesas Uma Teoria da Democracia Complexa, de Daniel Innerarity, considerado pela revista Le Nouvel Observateur como um dos 25 pensadores mais influentes da atualidade. Nesta obra que esgotou em dois dias em Espanha, o filósofo e investigador defende que a grande ameaça à democracia moderna é a simplicidade dos conceitos políticos que tomámos de empréstimo, ignorando a complexidade crescente em que a nossa organização social se desenvolveu.

A 15 de abril chega o novo livro do nutricionista Pedro Carvalho. Os Novos Mitos que Comemos (Ideias de Ler) pretende munir o leitor de "armas" e conhecimento contra o oportunismo, a desinformação e o aproveitamento da falta de conhecimento na área da nutrição e saúde. Do jejum intermitente à "dieta intuitiva", passando pela suplementação com vitaminas C e D para "reforço do sistema imunitário", este é um guia essencial para que cada leitor possa resistir à propaganda, à desinformação e ao "terrorismo nutricional" quotidiano e fazer as suas escolhas alimentares de forma mais informada e lúcida.

Na mesma data (15 de abril), a coleção da Porto Editora que sintetiza os códigos legais e os transforma em perguntas e respostas capazes de responder às principais dúvidas dos cidadãos ganha um novo título: Divórcio – Tudo o que precisa de saber. Da autoria da advogada Manuela Brás Marques, este livro responde a mais de 150 perguntas sobre o final do casamento e da união de facto e inclui dezenas de exemplos práticos. Apresenta-se como uma ferramenta útil para qualquer pessoa que esteja a passar por este processo, mas também para apoiar os profissionais que trabalham nesta área.


POESIA

Amanhã, dia 1 de abril, a Porto Editora publica Tristia (um díptico e meio), de António Cabrita. Esta é a décima sexta obra a integrar a elogio da sombra, coleção de poesia coordenada por Valter Hugo Mãe. «Tristia pode ser a obra suprema da impressionante poesia de António Cabrita». Para o curador da coleção «este livro confirma uma e outra vez que estamos perante um dos mais elevados lugares da poesia actual. Por sua mestiçagem sem trégua, por sua liberdade, aqui está uma bandeira fundamental da poética da língua portuguesa.»

A 15 de abril, a Assírio & Alvim publica a Obra Completa de Francisco de Sá de Miranda, um dos grandes clássicos da poesia portuguesa de todos os tempos. Com organização, introdução, fixação e notas de Sérgio Guimarães de Sousa, João Paulo Braga e Luciana Braga, estas 680 páginas prestam homenagem ao porta-voz da modernidade renascentista em Portugal.


INFANTOJUVENIL

Para os mais pequenos, abril também traz grandes novidades. E começam logo no dia 1, com novas aventuras n’O Mundo da Inês – Medos não há quem não tenha, o nono título da coleção escrita por Sara de Almeida Leite.

Entretanto, o destino decide cruzar Os Indomáveis F.C. – Agora é que são elas!, de Álvaro Magalhães – com uma equipa feminina de futebol, As Indomáveis de Lisboa, que consideram que o futebol é uma coisa boa de mais para ficar só para os rapazes.

No dia 8 de abril, o autor Pedro Seromenho faz a sua estreia no catálogo da Porto Editora, com o livro Uma mão cheia. A mão de Mia é pequenina, mas lá cabe um universo de imaginação!

No final do mês, no dia 29, a Porto Editora apresenta duas novidades da psicóloga e especialista em bebés, Clementina Almeida: a Coleção Biblioteca do Bebé – Livros de alto-contraste, composta por livros a preto e branco, fundamentais para o desenvolvimento do sistema sensorial do recém-nascido, e o livro SOS Pais, para que os pais saibam o que esperar e como melhor apoiar a criança, à medida que ela cresce e se desenvolve, nos primeiros cinco anos, determinantes para o resto da sua vida.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK