2022-07-25

A recomendação de leitura de Alberto Manguel

Rui Couceiro tem recebido largos elogios pela sua obra de estreia, «Baiôa sem data para morrer»

Partilhar:

Há quem diga que foi uma estreia «fulgurante» (Valter Hugo Mãe, Notícias Magazine) e quem não acredite sequer que se trata de um primeiro livro, tal é a qualidade e maturidade da escrita do autor (Alberto Manguel, no evento de lançamento em Lisboa) que «consegue atingir-nos com a sua profundidade» (Luis Osório, no mesmo evento). 

 

Certo é que, apesar de muitos considerarem «inesperado» (João Céu e Silva, Diário de Notícias), Rui Couceiro aproveitou os poucos fins de semana livres que teve ao longo dos últimos anos – também eles dedicados aos livros, mas enquanto assessor de imprensa e, mais tarde, como editor – para escrever Baiôa sem data para morrer, a primeira obra com o seu nome patente na capa, que chegou às livrarias em 23 de junho. 

 

Desde então, tem conquistado leitores e acumulado elogios, com reflexo nos tops de vendas. Com comparações que vão desde Gabriel García Márquez e Homero a Juan Rulfo, o autor destacou-se com este «romance tão perfeito, tão maravilhosamente escrito, com uma originalidade tal» que levaram Alberto Manguel a autoproclamar-se porta-voz deste livro no mundo inteiro. 

 

 

Através da narração de um jovem professor que passa uma temporada na aldeia de Gorda-e-Feia para se desligar do frenesim do quotidiano urbano, podemos acompanhar o adensar de uma teia de personagens nesta radiografia de «um “país interior” sitiado diante do tempo que o devora» (Francisco José Viegas, Correio da Manhã). 

 

Se ainda não descobriu esta nova «voz literária pessoalíssima que faz augurar novos projetos ficcionais de amplo conseguimento» (Sérgio Almeida, Jornal de Notícias), aproveite as férias para ler Baiôa sem data para morrer. 

 

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!