Hoje, 20 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Refugiado, uma data que merece especial atenção considerando a dura realidade que milhões de pessoas enfrentam em diferentes zonas do globo.
Acreditando que é com base nos valores humanistas que a sociedade encontra as respostas para este problema, a Porto Editora destaca o exemplo que tem vindo a ser dado pela Plataforma de Apoio a Refugiados (PAR), com a qual colabora, desde 2015, no acolhimento de famílias refugiadas, nomeadamente na disponibilização de kits de aprendizagem da língua portuguesa.
Esses kits são constituídos por livros e materiais auxiliares dirigidos a adultos e crianças, dicionários ilustrados e recursos para professores. Até ao momento, a Porto Editora já apoiou quase uma centena de instituições no acolhimento a mais de meio milhar de pessoas.
Sendo a aprendizagem da língua do país de acolhimento um fator importante para um processo de integração bem-sucedido, o objetivo deste apoio proporcionado pela Porto Editora é o de ajudar as famílias de refugiados que chegam a Portugal a reconstruírem as suas vidas e, dessa forma, contribuírem para o desenvolvimento e enriquecimento cultural do nosso país.