2019-06-21

A agenda secreta da Austrália no Mar de Timor

Kim McGrath expõe a falta de escrúpulos de sucessivos governos australianos, que nada fizeram para travar a devastadora ocupação de Timor-Leste pela Indonésia, com vista a saquear o petróleo e gás do Mar de Timor.

Partilhar:

Nos três anos que se seguiram à invasão de Timor-Leste pela Indonésia, cerca de 200 mil timorenses morreram (quase um terço da população).



Em Passar dos Limites - A História Secreta da Austrália no Mar de Timor,Kim McGrath demonstra como os sucessivos governos australianos nada fizeram para travar este massacre pois acreditavam que, se a Indonésia assumisse a administração do Timor Português, concordaria em fechar o Timor Gap com uma linha reta, colocando todos os recursos de petróleo e gás do Mar de Timor do lado da Austrália.

Kim McGrath foi assessora de Steve Bracks, político australiano que, desde 2007, foi conselheiro pro-bono de Xanana Gusmão em Timor-Leste. Foi aí que despertou o seu interesse pela investigação das verdadeiras intenções australianas nas negociações das fronteiras marítimas com Timor-Leste, expostas neste livro.

Após perceber que dificilmente encontraria respostas em documentos oficiais ou registos dos meios de comunicação social - que, segundo defende, alinharam nos factos alternativos divulgados pelo governo australiano - Kim McGrath "mergulhou" em milhares de ficheiros ocultos como resumos, relatórios, pareceres do Conselho de Ministros, correspondência e minutas de reuniões que mostravam que muitos dos políticos e diplomatas em Jacarta, Lisboa e Camberra estavam ativamente envolvidos na agenda australiana do petróleo no Mar de Timor.

Desde a década de 60, as autoridades australianas tiveram acesso a dados sísmicos e outros dados das empresas petrolíferas que indicavam a existência de reservas significativas de petróleo e gás entre a Austrália e o Timor Português, tendo, inclusive, emitido unilateralmente licenças de exploração. A partir dessa época, a Austrália conspirou para negar a Timor-Leste milhares de milhões de dólares da sua riqueza em petróleo e gás.

Este é um livro polémico que expõe a diplomacia australiana e os seus sucessivos governos, várias multinacionais petrolíferas e o envolvimento (ou a falta dele) de Portugal nestas negociações.

Passar dos Limites - A História Secreta da Austrália no Mar de Timor chega às livrarias no dia 26 de junho, data em que é lançado em Lisboa, na Sala Europa do Altis Grand Hotel, às 18:30. A apresentação conta com a presença de Xanana Gusmão .

É uma exposição irrepreensível sobre a falta de escrúpulos da Austrália na procura de recursos no Mar de Timor. Um livro oportuno e fidedigno.
José Ramos-Horta, Prémio Nobel da Paz

A prova incontornável da cruel traição da Austrália às pessoas que apoiaram os nossos comandos na Segunda Guerra Mundial, e da apropriação imoral e ilegal do seu petróleo.
Paul Cleary, autor de duas obras sobre Timor-Leste

Uma exposição tardia de um episódio recente na História da Austrália.
Peter Garrett, antigo ministro australiano

SOBRE O LIVRO

Durante 50 anos, a Austrália conspirou para negar a Timor-Leste milhares de milhões de dólares da sua riqueza em petróleo e gás.
Kim McGrath conta a história da agenda secreta da Austrália no Mar de Timor, revelando a falta de escrúpulos de sucessivos governos.
A Austrália nada fez para acabar com a devastadora ocupação de Timor-Leste enquanto se perdiam 200 mil vidas de uma população de 650 mil pessoas.

SOBRE A AUTORA

É uma escritora e investigadora australiana. Trabalhou em consultoria estratégica e como investigadora, colaborou na elaboração de políticas de desenvolvimento e em serviços de redação e editoriais para governos, empresas privadas, universidades e organizações sem fins lucrativos.
Kim McGrath tem artigos publicados na The Monthly, uma prestigiada revista australiana sobre política, sociedade e artes, e pelo Lowy Institute, um think tank independente.
Após a publicação de Crossing the Line, Australia’s Secret History in the Timor Sea, pela Black Inc., em agosto de 2017, a autora marcou presença nos festivais literários Ballarat Writers’ e Geelong Word for Word Non-Fiction Writers’.
Atualmente, está a finalizar a sua tese de doutoramento na Monash University, baseada numa investigação exaustiva dos Arquivos Nacionais Australianos sobre os interesses nacionais da Austrália no Mar de Timor. É ainda graduada pelo Australian Institute of Company Directors e licenciada em Direito e Artes.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK