2022-06-20

5 Dicas para melhorar a sua presença nas redes sociais

No dia 30 de junho assinala-se o Dia Mundial das Redes Sociais e o autor e especialista em Marketing Digital, Marco Gouveia, partilha boas práticas

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As redes sociais são, hoje, um elo de ligação poderoso entre marcas e consumidores. Estes canais são utilizados por grande parte das pessoas e durante grande parte do seu dia. Por isso, é importante que os negócios tenham uma presença sólida nos vários canais onde está o seu público-alvo. Pelo contrário, de nada vale querer estar em todos os canais, especialmente naqueles que o seu público-alvo não usa, sob prejuízo de estar a desperdiçar tempo e recursos.

Aproveite o contacto direto e próximo que as redes sociais possibilitam para fortalecer a relação com o seu público-alvo, trabalhando diariamente a sua presença naquelas onde este se encontra. Estabelecendo regularmente conversas reais com a audiência, é possível criar relacionamentos mais fortes e duradouros entre as marcas e os seus clientes e/ou potenciais clientes.
 
Para ajudarmos o leitor nessa missão, neste Dia Mundial das Redes Sociais, apresentamos-lhe 5 dicas para melhorar a sua presença nas redes sociais.


 

 

  • Produza conteúdo de qualidade, relevante para o seu público-alvo

Pense nas principais necessidades, dúvidas e desejos do seu público, e crie conteúdo que seja realmente útil para ele. Ao fazer isso, está a promover a proximidade com o mesmo e a criar autoridade no seu segmento de mercado, fazendo as pessoas confiarem mais na sua marca.

 

  • Diversifique os formatos

Imagine que come arroz de pato em todas as refeições. Certamente, ao fim de um tempo, irá fartar-se, certo? Ou que passariam exatamente os mesmos anúncios na televisão todos os dias. O mais certo era desligá-la assim que começassem os intervalos. Não queremos que as pessoas tenham a mesma atitude quando veem alguma das suas publicações ou quando visitam as suas redes sociais, por isso aproveite os vários recursos disponíveis nas plataformas para prender a atenção: vídeos, imagens, posts em carrossel, sondagens, etc.

 

  • Promova a interação

Como vimos, as redes sociais são ótimos locais para dialogar com os consumidores e entender melhor as suas necessidades e desejos. No entanto, isso requer, claro, um esforço diário da sua parte. Garanta que todos os dias responde às mensagens e comentários recebidos. Além disso, não se esqueça de promover a interação através de perguntas! Nas stories do Instagram, por exemplo, pode fazer sondagens, colocar stickers para reagir e abrir caixas de perguntas, dando liberdade aos consumidores para tirarem as suas dúvidas e darem as suas opiniões.
 

  • Utilize apelos à ação (CTA)

Não reduza a sua comunicação nas redes sociais a uma montra de produtos. As suas publicações não devem ser meros instrumentos de venda, mas facilitadores de diálogo com os seus clientes e potenciais clientes. Inicie diálogos com quem está do outro lado. Recorra aos chamados calls to action (CTA), em português, apelos à ação, para pedir opiniões, perceber as preferências dos seus clientes e conduzi-los a uma determinada ação, como inscrever-se na newsletter ou fazer uma compra, entre outros.


 

  • Seja consistente

Por último, mantenha a consistência nos canais onde está, efetivamente, o seu público. Não fique sem publicar durante uma semana inteira nem publique tudo o que está em atraso num só dia. Assegure uma frequência de publicação exequível para si e mantenha-se fiel a ela. Mais vale publicar apenas três vezes por semana, de forma consistente, do que publicar com uma frequência que não consegue manter a longo prazo.

 

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Como vê, ter uma presença consolidada nas redes sociais pode não ser tão difícil como parece à primeira vista. Basta guiar-se por alguns pilares básicos da relação entre seres humanos, como a capacidade de se colocar no lugar do outro, o interesse genuíno em conhecer quem está do outro lado e a consistência. O resto virá por acréscimo! Com esforço e dedicação, rapidamente dominará as competências técnicas que o trabalho de gestão de redes sociais exige.
 
Quanto a mim, estarei cá para ajudar, a começar pelo livro Marketing digital – o guia completo, que escrevi exatamente com o objetivo de guiar curiosos e iniciantes no seu percurso pelo marketing digital, respondendo, igualmente, às necessidades de profissionais da área que desejam atualizar os seus conhecimentos.

 

Marco Gouveia

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