Viagem Literária, ano e meio a viajar à boleia dos livros


Iniciativa da Porto Editora percorreu 18 cidades em 18 meses e juntou mais de 4000 pessoas.


A 25 de Abril de 2015, a Porto Editora realizou, em Bragança, a primeira sessão da Viagem Literária, um projeto que se apresentava como descentralizador e democrático, com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura e de estimular o pensamento. Nessa primeira paragem, Luis Sepúlveda e Valter Hugo Mãe foram os protagonistas e a lotação do Teatro Municipal de Bragança, que tem capacidade para 400 pessoas, esgotou na véspera. Daí para cá, outras 17 cidades receberam duplas de escritores e mais de 4000 pessoas assistiram às várias sessões. Um mês depois da última sessão, em Viana do Castelo, o balanço final é muito positivo.

Se é verdade que as enchentes de Bragança, Funchal, Évora (400 pessoas em cada) ou Ponta Delgada (550 espectadores) demonstraram inequivocamente que o interior e as regiões autónomas desejam este tipo de iniciativa – por opção da Porto Editora, esta viagem não passou por Lisboa e pelo Porto, cidades que já beneficiam de grande oferta cultural –, também é justo salientar que as conversas, moderadas pelo jornalista João Paulo Sacadura, foram sempre alvo de elogios por parte dos públicos e das autarquias às quais a Porto Editora ofereceu a Viagem Literária.

O balanço é tão positivo que, quer durante a iniciativa, quer no seu final, outras cidades manifestaram interesse em receber etapas de uma eventual segunda edição da Viagem Literária. Nesta edição foram incluídas todas as capitais de distrito, à exceção do Porto e de Lisboa, e ainda as capitais das regiões autónomas, Funchal e Ponta Delgada.

Este grande festival literário itinerante reuniu autores portugueses e estrageiros, jovens e consagrados, poetas e prosadores. Participaram na Viagem Literária: Luis Sepúlveda, Valter Hugo Mãe, Laurentino Gomes, Richard Zimler, Francisco José Viegas, José Rentes de Carvalho, José Paulo Cavalcanti Filho, José Eduardo Agualusa, Rosa Montero, Teolinda Gersão, Pilar del Río, José Luís Peixoto, Mário de Carvalho, Sérgio Godinho, Bruno Vieira Amaral, Gonçalo M. Tavares, José Tolentino Mendonça, Pedro Vieira, Álvaro Magalhães, Maria do Rosário Pedreira, Alberto S. Santos e Manuel Jorge Marmelo.

A Viagem Literária contou com apoios das câmaras municipais de cada uma das cidades pelas quais passou, das Pousadas de Portugal, das Livrarias Bertrand, da WOOK, da RTP, da Antena 1 e da Agência Lusa.

 

27 de outubro de 2016