content="https://www.portoeditora.pt/assets/especiais/anne-frank/diario-annefrank.png"

Do Prefácio de O Diário de Anne Frank

Anne Frank manteve um diário de 12 de junho de 1942 a 1 de agosto de 1944. Inicialmente, escrevia-o estritamente para si própria. Depois, um dia, em 1944, Gerrit Bolkestein, um membro do Governo holandês no exílio, anunciou numa emissão de rádio a partir de Londres que, depois da guerra, esperava poder recolher testemunhos oculares do sofrimento do povo holandês sob a ocupação alemã, que poderiam ser disponibilizados ao público. Como exemplo, mencionou especificamente cartas e diários.
Impressionada por este discurso, Anne Frank decidiu que, quando a guerra acabasse, publicaria um livro baseado no seu diário.

(...)

A última entrada no diário de Anne tem a data de 1 de agosto de 1944. A 4 de agosto de 1944, as oito pessoas escondidas no Anexo Secreto foram presas. Miep Gies e Bep Voskuijl, as duas secretárias que trabalhavam no edifício, encontraram os diários de Anne espalhados pelo chão. Miep Gies enfiou-os numa gaveta da secretária para os guardar em segurança. Depois da guerra, quando se tornou claro que Anne estava morta, deu os diários, sem os ler, ao pai de Anne, Otto Frank. Após longa deliberação, Otto Frank decidiu realizar o desejo da filha e publicar o seu diário.

Anne Frank nasceu a 12 de junho de 1929 em Frankfurt, na Alemanha, no seio de uma família judaica. Em 1933, após a tomada de poder pelos nazis, os seus pais decidiram partir para Amesterdão, na Holanda, país que tinha fama de bem acolher as minorias religiosas. Em 1940, porém, os alemães invadem este território e iniciam uma forte perseguição aos judeus, reencaminhando-os para «campos de trabalho». Depois de dois anos de reclusão num anexo ao antigo escritório do pai, Anne Frank é detida em agosto de 1944. Viria a morrer de tifo no campo de concentração de Bergen-Belsen em março de 1945.

capa
14,94€
Em vez de 16,60€

Encomendar

O Diário de Anne Frank
de Anne Frank

Escrito entre 14 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.

Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não-ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano.

Fundada em 1944 com o objetivo de divulgar as grandes obras da literatura clássica e contemporânea brasileira e muitos dos mais conhecidos e celebrados autores da literatura universal, a Livros do Brasil tornou-se, ao longo dos anos, num dos mais importantes selos editoriais portugueses.

O seu vastíssimo catálogo inclui diversos estilos e géneros literários, distinguindo-se o trabalho de edição de obras escolhidas ou completas de autores tão significativos como André Malraux, Albert Camus, John Steinbeck, Pearl Buck e Ernest Hemingway. De destacar, também, a edição da mais antiga coleção policial publicada em Portugal, a Vampiro, com mais de 680 títulos, e da célebre coleção de obras de Eça de Queiroz.


unicef

       Todas as crianças têm direitos, em qualquer lugar do mundo

Este livro é publicado em colaboração com a Fundação Anne Frank (Anne Frank Fonds), empenhada há 50 anos na defesa dos direitos das crianças em todo o mundo, especialmente os direitos relacionados com o acesso à educação e a erradicação da pobreza.
A maior parte das receitas obtidas com a venda deste livro será destinada à UNICEF, graças à cooperação da Fundação Anne Frank com o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Partilha esta página
Lado a Lado

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!