Edição n.º 20, março de 2016

Até ao final do ano letivo, a editora tem já várias surpresas reservadas. “Vão, certamente, chamar a atenção dos professores”, assegura.

Até lá, sugerimos a visita ao sítio da Educação 2016 onde encontra os testemunhos dos professores e os agradecimentos de ex-alunos, como os autores Valter Hugo Mãe e Álvaro Magalhães.

Disciplinas com projetos em adoção

Este ano, as disciplinas que vão ter manuais para adoção vão desde o 1.º ao 11.º anos, mais concretamente, 1.º, 4.º, 5.º, e 11.º anos. Reunimos essa informação na tabela abaixo para uma melhor leitura dessa informação.

O processo de apreciação, seleção e adoção decorre de 26 de abril a 20 de maio, no 1.º ciclo, e de 16 de maio a 10 de junho, no 2.º ciclo e secundário, e deve ser realizado pelas escolas no Sistema de Informação de Manuais Escolares que a Direção-Geral de Educação disponibiliza na sua página.

40 anos em pouco mais de 3 minutos

A SIC interessou-se pelo estudo “A evolução do manual escolar entre 1975 e 2014”, da responsabilidade do Observatório dos Recursos Educativos, e dedicou uma reportagem bastante interessante, na qual entrevista Adalberto Dias de Carvalho e mostra as diferenças entre os livros de antigamente e os manuais que, hoje, estão acessíveis a alunos e professores. Uma evolução que reflete, também, as (extraordinárias) mudanças que se registaram ao longo das últimas quatro décadas.

 

 

1.º ANO 4.º ANO 5.º ANO 11.º ANO
Português Inglês Português Física e Química A
Matemática Matemática Matemática A
Estudo do Meio HGP Matemática B
Ciências Naturais MACS
Ed. Musical Português
Ed. Física

página anterior      

 
Back to Top