Terminou a segunda fase do LITERACIA 3D

Edição n.º 20, março de 2016

Segunda etapa da competição arrancou a 29 de fevereiro e decorreu até 4 de março, nas capitais de distrito. Os vencedores vão agora competir na final nacional.

Terminou a segunda fase de provas do desafio LITERACIA 3D, em que os alunos de cada escola, que venceram as respetivas provas de leitura, de matemática e de ciência na primeira fase (no passado mês de novembro), competiram na prova distrital que ocorreu na escola selecionada da capital de distrito.

A nota mais elevada na prova de leitura de 5.º ano pertenceu a Leonor Feliciano, do Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, na Amadora, com uma classificação de 94% (a média foi de 81,4%). Igual classificação de 94% obtiveram Joana Yao, do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, em Setúbal, e Marta Gonçalves, do Colégio de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, mas na prova de matemática de 8.º ano, cuja média foi de 73,6%. No 9.º ano, na prova de ciência, a nota mais elevada foi para Maximilian Kaiser, do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, em Faro, que alcançou os 91% – a média nesta prova atingiu os 80,2%.

Os vencedores de cada distrito e por cada um destes domínios do conhecimento vão agora competir entre si na grande final nacional, que acontecerá num dia a definir durante o terceiro período.

O LITERACIA 3D – O desafio pelo conhecimento, que tem como objetivo promover a literacia da leitura, da matemática e da ciência, surgiu este ano letivo e envolveu, na fase inicial, mais de 60 mil alunos de todo o país dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

LITERACIA 3D chega à televisão

Agora já pode sintonizar a RTP2 aos sábados de manhã e assistir ao Magazine LITERACIA 3D, integrado no programa infantojuvenil Zig Zag. Com a duração de 25 minutos, é um programa que pretende mostrar o que de melhor se faz nas escolas portuguesas, visitando estabelecimentos de ensino que participaram no desafio pelo conhecimento.

O programa já conta com quatro emissões disponíveis e, numa primeira fase, assume a periodicidade quinzenal, convertendo-se em semanal à medida que a fase final da iniciativa, a acontecer no terceiro período letivo, se aproxima.

Os quatro primeiros programas visitaram a Escola Secundária de Carcavelos, a Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia, o Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, também em Gaia, e a EB 2,3 de António Feijó, em Ponte de Lima.

Para além de entrevistas aos alunos que participaram na primeira fase do LITERACIA 3D, o magazine aborda algumas das atividades extracurriculares que as escolas proporcionam aos alunos. É, portanto, um programa que pretende ir mais além do seu principal motivo – acompanhar as várias fases do concurso nacional promovido pela Porto Editora e recolher os testemunhos de alunos e professores envolvidos –, apresentando iniciativas e projetos que as escolas abraçam, muitas vezes inseridos na própria comunidade, ultrapassando, portanto, aquilo que delas é esperado.

Todos os programas já emitidos estão disponíveis para visualização na RTP Play.


 
Back to Top