Estudar com tempo e medida

Edição n.º 20, março de 2016

Provas de Aferição ou Exames Finais
- ambos os modelos constituem momentos relevantes para avaliar aprendizagens e conhecimentos e o sucesso dos alunos passa por uma preparação atempada.

No meio da discussão a propósito das alterações introduzidas pelo Ministério da Educação, há quem se esqueça que, na verdade, os alunos são avaliados durante todo o ano pelos professores, porque todas as aulas são importantes, bem como o trabalho que se faz entre elas.

Daí que seja essencial que os alunos percebam que os resultados nas provas de aferição ou nos exames finais serão tanto melhores quanto mais sustentado for o estudo ao longo do ano.

Quem faz prova, quem faz exame?

 Em 2015/ 2016 :

  • No 1.º ciclo, fazem Provas de Aferição das aprendizagens os alunos que estão no 2.º ano. Uma prova incide sobre o Português e a outra sobre a Matemática, apresentando as duas uma componente do Estudo do Meio;

  • Nos dois anos que se seguem, correspondentes ao 2.º ciclo, as Provas de Aferição das aprendizagens realizam-se no 5.º ano; são realizadas duas provas, nas disciplinas de Português e de Matemática;

  • No 3.º ciclo, onde se incluem os 7.º, 8.º e 9.º anos, os alunos do 8.º ano realizam duas Provas de Aferição, também nas disciplinas de Português e de Matemática.
Quem frequenta o 9.º ano continua a fazer as Provas Finais nas disciplinas de Português e de Matemática, no regime em que decorrem desde 2005.

  • No Ensino Secundário mantêm-se as Provas de Exame Final Nacional .


Como preparar o estudo?

Convém ter sempre a “matéria” em dia. Planificar horas de estudo diário é essencial para evitar o esforço de querer estudar tudo na véspera. Ter os manuais escolares sempre à mão, inclusive os dos anos anteriores, ler os apontamentos recolhidos durante as aulas são formas de sedimentar o que se aprendeu nesse dia, sem deixar nada para trás. Mas é preciso ir mais longe, sobretudo nas disciplinas que irão ser avaliadas.

Há livros destinados a auxiliar a preparação tanto das provas de aferição como dos exames finais. A Porto Editora tem coleções de apoio ao estudo, cadernos de revisão e de preparação para os exames desenvolvidos com rigor e que são úteis a professores e alunos. Abragem todas as áreas do currículo desde o 1.º ciclo ao ensino secundário. Contêm exercícios, resumos e explicações da matéria lecionada. Servem para rever em casa o que vai sendo ensinado na escola. E, acima de tudo, tirar dúvidas. Tudo para que, no fim, todos sintam que valeu a pena.

No Espaço Pais&Alunos encontra um motor de busca
intuitivo que apresenta os melhores
auxiliares de ensino e livros de apoio por
cada ano de escolaridade.


 
Back to Top