Primeira sessão de 2016 do “Porto de Encontro” tem o romancista e historiador João Pedro Marques como protagonista

Edição n.º 19, janeiro de 2016

A 31 de janeiro, às 17:00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Porto Editora dá início à segunda metade da 5.ª temporada do ciclo de conversas com escritores “Porto de Encontro”, uma iniciativa mensal oferecida à cidade do Porto desde 2011. O protagonista é o romancista e historiador João Pedro Marques.

Autor do recentemente publicado Do outro lado do mar, João Pedro Marques estará à conversa com o jornalista Sérgio Almeida, numa sessão que contará ainda com a participação especial do jornalista Júlio Magalhães. As habituais leituras serão asseguradas por Manuela Leitão.

Depois de, em 2015, ter reunido perto de 3000 espectadores em 10 sessões – de entre as quais se destacam a de janeiro, com Gonçalo M. Tavares, que reuniu 600 pessoas no Teatro Nacional São João, e a de junho, com Mia Couto, que levou mais de 700 ao Teatro Rivoli –, o “Porto de Encontro” promete, em 2016, mais um conjunto de grandes conversas, e a que está agendada para o final de janeiro não será exceção.

João Pedro Marques nasceu em Lisboa, em 1949. Foi professor do ensino secundário e, depois, durante mais de duas décadas, investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical e Presidente do Conselho Científico desse Instituto, em 2007-2008. Em 2010 a Porto Editora publicou o seu primeiro romance, Os Dias da Febre, ao qual se seguiu, em 2012, Uma Fazenda em África e, depois, em 2014, O Estranho Caso de Sebastião Moncada. Do outro lado do mar, publicado em 2015 é o seu mais recente romance.

Esta edição do “Porto de Encontro”, a 42.ª, conta com a colaboração da Câmara Municipal do Porto e tem o apoio do Jornal de Notícias, da Antena 1, do Porto Canal, das Livrarias Bertrand, da Porto Barros e da Arcádia.

Nas páginas oficiais da iniciativa – www.portoeditora.pt/portodeencontro e www.facebook.com/portodeencontro – serão anunciados em breve os protagonistas e as datas das próximas sessões. 

 
Back to Top