Uma nova coleção para apoiar a Educação Literária do 1.º ao 12.º ano

Edição n.º 17, maio de 2014

A Porto Editora disponibiliza mais de 60 livros com obras e textos literários de leitura recomendada pelo Ministério da Educação. Uma lista que vai do 1.º ano ao secundário.

Na lista de obras e textos literários para leitura anual pelas escolas, o Ministério da Educação definiu um mínimo de 7 e 8 títulos para o 1.º e 2.º ciclos e, para o 3.º ciclo e secundário, as obras e textos já indicados no Programa de Português. Para a promoção da leitura autónoma, foram mantidas as listagens do Plano Nacional de Leitura.

Foi com base neste catálogo que a Porto Editora iniciou a publicação de um conjunto de títulos, facilitando a professores e alunos o acesso a estas obras de referência da literatura portuguesa e universal.



Aquela nuvem e outras, de Eugénio de Andrade, A viúva e o papagaio, de Virginia Wolf, ou
O Alienista
, de Machado de Assis, são apenas alguns exemplos dos títulos disponíveis nesta coleção, que incluirá, até ao final do ano, outros livros.

Os primeiros livros, vocacionados para o 1.º ciclo, começaram a ser editados em outubro de 2013, contando a coleção, neste momento, com 20 títulos para os vários anos do ensino básico. Nos exemplares para o 1.º ciclo, estes livros incluem, no final, guias de exploração e fichas de trabalho para as crianças realizarem ou em sala de aula ou em casa, após a leitura das obras.

A introdução do domínio da Educação Literária nas Metas Curriculares de Português do 1.º ao 12.º ano foi uma das principais novidades introduzidas pelo Ministério da Educação. Conforme se pode ler no documento oficial, esta decisão “corresponde a uma opção de política da língua e de política de ensino”, pretendendo, com a Educação Literária, “contribuir para a formação completa do indivíduo e do cidadão”, uma vez que a literatura “veicula tradições e valores e é, como tal, parte integrante do património nacional”.

Conheça aqui a coleção completa.

 
Back to Top