Sementes saudáveis…
Olinda Vieira
Sementes saudáveis...
Sementes saudáveis…

A promoção de estilos de vida saudável deve ocorrer precocemente, para que os hábitos perdurem ao longo da vida. Assim, e numa altura em que se tenta travar a progressão da obesidade infantil, nunca são de mais as iniciativas neste contexto, que podem vir a ser determinantes.

O jardim de infância tem, aqui, um papel de extrema importância, sendo um alicerce da educação para a saúde, pois é desde cedo que se criam os bons hábitos alimentares, que perdurarão na vida adulta.

Uma alimentação saudável implica uma alimentação completa, nutritiva e equilibrada. Fazer escolhas adequadas é uma competência que tem de ser transmitida entre gerações, e é nas refeições que se realizam em contexto escolar que se pode ter uma intervenção mais efetiva.

A curiosidade inata das crianças e o seu desejo de saber e de aprender constituem oportunidades para a intervenção dos educadores, ajudando a enriquecer as suas experiências, a disfrutar dos seus sentidos e sensações.

O jardim-de-infância, através de diferentes atividades poderá sensibilizar as crianças relativamente aos comportamentos alimentares: incentivando as crianças a entrarem em contacto com novos sabores, texturas e “novos alimentos”, estimulando o consumo de vegetais e fruta, bem como sensibilizando-as relativamente ao consumo de guloseimas, doces, entre outros alimentos menos saudáveis.

É fundamental apelar à participação de todos os sentidos, permitindo às crianças que observem, manuseiem, provem, cheirem e falem sobre as suas experiências.

    Aprendizagens a promover:
    • Criar hábitos de estilo de vida saudável.
    • Estimular o consumo de frutas e legumes.
    • Diversificar experiências de aprendizagem através dos sentidos.
    • Implementar lancheiras saudáveis.
    • Envolver todos os intervenientes no processo educativo das crianças.
Descarregue aqui as dicas para os pais.

Olinda Vieira — Educadora de infância do ensino público e autora de livros escolares para o pré-escolar.

 

Uma sala, imensas possibilidades
Porto Editora
nov 2019
Elogiar: como e o quê?
Adriana Campos
out 2019
A entrada dos adultos na creche/jardim de infância
Adriana Campos
set 2019
Manifesto a favor da desprogramação do tempo livre das crianças
Manuel Rangel (1956 – 2015)
jul 2019
A importância do contexto familiar na felicidade da criança e do seu bem-estar
Manuela Queirós
mar 2019
Back to Top