Os Direitos Das Crianças
Luísa Ducla Soares
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Os Direitos Das Crianças

Vamos dizer, como de costume, que o melhor do mundo são as crianças.

Vamos invocar a Convenção Internacional dos Direitos da Criança aprovada em 1989 e dizer que, finalmente, nos cinco continentes, ela está protegida. Mas será exatamente assim?

Uma nuvem cinzenta vai toldar-nos o olhar quando nos lembrarmos dos meninos sírios vítimas da guerra, dos garotos que trabalham em oficinas em vez de frequentarem a escola. Ouviremos o choro silencioso de meninas maltratadas, abusadas, abandonadas por pertencerem ao sexo feminino. E lembrar-nos-emos de que os atentados contra os direitos das crianças não se passam apenas noutras paragens, longínquas, coexistem connosco e temos o dever de nos indignar e de lutar para que não persistam.

Pequenos gestos nossos podem fazer a diferença, como pegar num telefone e alertar o Instituto de Apoio à Criança para situações graves que urgem remediar.

Infelizmente são mais numerosas do que se poderia imaginar e ocorrem em todos os estratos sociais.

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Este livro pretende dar a conhecer às crianças quais os seus direitos (e deveres também) e relembrar os adultos da importância de todos eles para o crescimento saudável das nossas crianças. Partilhe-o com as suas! Elas vão adorar saber que todas as crianças: têm os mesmos direitos; têm o direito à família, à saúde à educação...; e, mais importante do que tudo, têm direito de brincar!

Veja o que o psicólogo Eduardo Sá tem a dizer sobre este livro...

Luísa Ducla Soares — Nasceu em Lisboa e é licenciada em Filologia Germânica. Dedica-se especialmente à literatura infantojuvenil como autora, estudiosa, divulgadora. Foi jornalista, adjunta do Ministério da Educação e trabalhou 30 anos na Biblioteca Nacional. Tem realizado numerosas sessões de incentivo à leitura e conferências em escolas, bibliotecas, universidades. É autora de cerca de 130 livro e foi galardoada duas vezes pela Fundação Calouste Gulbenkian, uma delas pelo conjunto da sua obra.

 

Uma sala, imensas possibilidades
Porto Editora
nov 2019
Elogiar: como e o quê?
Adriana Campos
out 2019
A entrada dos adultos na creche/jardim de infância
Adriana Campos
set 2019
Manifesto a favor da desprogramação do tempo livre das crianças
Manuel Rangel (1956 – 2015)
jul 2019
A importância do contexto familiar na felicidade da criança e do seu bem-estar
Manuela Queirós
mar 2019
Back to Top