“Dia de Reis”
Anabela Couto
Dia de Reis
“Dia de Reis”

Celebrados o Natal e o Ano Novo, eis que chega o momento de começar a pensar também no Dia de Reis, que se comemora no próximo dia 6 de janeiro. Por isso decidimos investigar e descobrir como se festeja este dia em distintas partes do mundo.

Começando por Portugal, viajámos por alguns países da Europa e seguimos depois até à América do Sul, passando pelo Brasil, Peru e Cuba. Aqui vos deixamos algumas das tradições de Reis que encontrámos.

Portugal
Em Portugal é comum sair à rua para “Cantar os Reis” (canções tradicionais sobre a vida de Jesus e saudações à família e donos da casa), principalmente nas aldeias ou cidades pequenas. Grupos de vizinhos reúnem-se para cantarem os reis de porta em porta, acompanhados por instrumentos populares como o reco-reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola. Como agradecimento recebem comida e bebida. Em Portugal, a quem sair a fava do bolo-rei deve pagar o bolo no ano seguinte.

Espanha
Em Espanha, o Dia de Reis é muito importante. As crianças recebem presentes e, em algumas cidades, organiza-se o cortejo dos Reis Magos, chamado “Cabalgata de Reyes”. Os Reis Magos desfilam em carros bem decorados, acompanhados de muitos cavaleiros, e lançam doces à assistência. É comum oferecer “carvão de azúcar” às crianças e come-se o bolo tradicional, que é o roscón de reyes.

França
Aqui come-se a galette des rois, que, tal como o bolo-rei em Portugal, também leva um brinde no seu interior. A galette também costuma trazer uma coroa, e quem encontrar o brinde será rei, nem que seja por uma noite.

Hungria
Na Hungria, as crianças vestem-se de Reis Magos, transportam presépios nas mãos e vão de porta em porta pedir moedas.

Alemanha
Tal como na Hungria, aqui as crianças também se disfarçam de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.

Brasil
No Brasil, esta tradição é comemorada com festas onde se servem doces e comidas típicas das regiões. Há ainda vários festivais com Companhias de Reis (grupo de músicos e bailarinos) que cantam músicas alusivas ao evento e a esta época do ano.

Porto Rico
Neste país, os mais pequenos recolhem um pouco de erva ou folhas no pátio da casa e colocam- nas numa caixa ao lado da cama. Conta a tradição que os camelos se alimentarão com o que encontrarem nas caixas e que os Reis Magos deixarão um presente como recompensa.

Cuba
Também aqui persiste a tradição de celebrar os Reis, desde o tempo da colonização espanhola. Naquela época, no dia 6 de janeiro, dava-se folga aos escravos e estes saíam à rua para dançar ao som dos tambores. É por isso que este dia ainda é conhecido como a “Páscoa dos Negros”.

Peru
No Peru já se perdeu a tradição de dar presentes às crianças nesta data. No dia 6 de janeiro celebram a “Bajada de Reyes” e fazem uma pequena festa familiar, durante a qual se desmonta o presépio. Muitas vezes, o ritual estende-se a toda a comunidade. Por cada figura e adorno que se guarde, deve deixar-se dinheiro.

Anabela Couto, baseado em:
https://www.edreams.pt/blog/tradicoes-de-reis-pelo-mundo/
[consult. 18 dez 2018]

Anabela Couto — Curiosa por defeito profissional. Jornalista, apaixonada pelos livros, pelo cinema e pelas viagens. Acompanhada sempre pela nostalgia portuguesa, gosta de partir à descoberta de novas culturas e de descobrir novos destinos.

 

Manifesto a favor da desprogramação do tempo livre das crianças
Manuel Rangel (1956 – 2015)
jul 2019
A importância do contexto familiar na felicidade da criança e do seu bem-estar
Manuela Queirós
mar 2019
Mamã, dói-me muito a cabeça!!!
Joana Neiva Machado
fev 2019
Dia de Reis
Anabela Couto
jan 2019
Sete dicas de leitura para o pré-escolar
Carla Maia de Almeida
dez 2018
Back to Top