back-to-top
Educação 2022
Zupi Hero Zupi Hero
Explorar na Escola Virtual Escola Virtual
Float 1 Float 1
Matemática
Explorar na Escola Virtual Escola Virtual
Float 2 Float 2
Estudo do Meio
Explorar na Escola Virtual Escola Virtual
Float 3 Float 3

Juntos nesta Missão

Projeto simples e completo. Com um enquadramento motivador para os alunos e recursos facilitadores da prática do professor.
Segue escrupulosamente o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais e respeita a diversidade de alunos das suas escolas.

Português
Matemática
Estudo do Meio
Descarregar catálogo
Float 4

Apresentação online do projeto

História

Float 5

Canção

Autores

António Mota

António Mota nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1977. Licenciou-se em Ensino Básico - 1.º Ciclo em 1999, na Escola Superior de Educação Jean Piaget. Iniciou a carreira docente nesse ano e, atualmente, é professor do quadro no Agrupamento de Escolas de Canelas, em Vila Nova de Gaia, onde leciona há vários anos.
Ao longo do tempo, desempenhou diversos cargos nas escolas por onde passou, na coordenação de projetos, de ano ou como coordenador de estabelecimento.
Desde 2009 que colabora com a Porto Editora, no âmbito da criação intelectual, da formação e, desde 2015, como autor de manuais escolares.
A docência é a sua paixão e dedica muito do seu tempo à sua profissão.
Como hobbies, gosta de praticar desporto, ler, ir a concertos, cantar e tocar guitarra.

Filipe Cardoso

É uma pessoa calma, que gosta de conviver, de conversar e de escrever. Adora um bom livro, um bom filme, boa música, um bom jantar e um bom jogo de futebol na companhia dos amigos ou da família. Nunca conseguiu usar uma agenda e, apesar disso, nunca faltou a um compromisso.
Nasceu em 1980 e viveu, até aos 18 anos, em Baião, uma pequena e bela localidade do distrito do Porto, encaixada entre as serras do Marão e da Aboboreira. Foi lá que cresceu, brincou, estudou e deu uns pontapés na bola. Ainda sonhou ser jogador de futebol, mas a escola sempre foi o local por onde passaria o seu futuro.
Candidatou-se ao ensino superior em 1998, licenciando-se em Ensino Básico - 1.º Ciclo, na Escola Superior de Educação do Porto. Iniciou a carreira docente em 2002, no ensino particular, e aí se mantém até hoje.
Concluiu duas pós-graduações em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (2008, na ESE Paula Frassinetti) e Estratégias de Ensino e de Avaliação no 1.º Ciclo (2014, na Universidade Católica - Porto). Foi mestrando em Supervisão Pedagógica (2010). Participou em inúmeras formações, palestras, congressos e seminários na área da Educação, quer como formando quer como orador. Mais recentemente, concluiu o curso de formação “Academia de Liderança Colaborativa” (2021).
Pelo meio, casou com o amor da sua vida e teve dois filhos, que são as suas bússolas.

Nuno Pedroso

Nuno Pedroso é licenciado em Ensino Básico - 1.º Ciclo pela Escola Superior de Educação Jean Piaget e formador acreditado, no domínio de didáticas específicas, na área de Língua Portuguesa. É, há mais de 20 anos, professor do 1.º Ciclo, atividade profissional que, desde cedo, escolheu por vocação. O seu lado mais criativo e sonhador levou-o, no entanto, a enveredar, também, pelo mundo dos manuais escolares. Participou como autor na coleção Alfa, em 2009, e na coleção TOP, em 2015. Gosta de praticar desporto, ler e ouvir música.

Nuno Mendes

Nasceu no Porto, em 1973. Licenciou-se na Escola Superior de Educação do Porto em Ensino Básico, variante de Educação Física, em 1999.
Concluiu uma pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (2008, na ESE Paula Frassinetti) e um mestrado em Gestão, Supervisão e Trabalho Docente (2011, na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade do Porto).
Iniciou a carreira docente em 1999. Ao longo do seu trajeto profissional lecionou no ensino público e privado, fixando-se, nos últimos 20 anos, no Colégio Tangerina, no Porto.
Gosta de praticar desporto, ouvir música e ler. Não perde uma boa charada e desafio. Gosta de um bom convívio com familiares e amigos, com música à mistura, se possível a tocar bateria.

Nuno Barrigão

Nasceu em Lisboa, em 1973, mas com poucos anos foi para Bragança, onde iniciou o seu percurso escolar e cresceu. Na Escola Superior de Educação de Bragança, licenciou-se em Professores do Ensino Básico, Variante Português/Francês. Em 1996, começou a lecionar no 1.º Ciclo do Ensino Básico e mantém-se neste nível de ensino até ao momento. Tem uma pós-graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação em Contextos de Aprendizagem.
É autor de manuais escolares da Porto Editora desde 2009, envolvendo-se ativamente em ações de formação na área da Educação.
Gosta de caminhadas na montanha, de preferência em locais selvagens, e, em contraponto, gosta de utilizar e explorar tecnologias digitais.

Colaborações especiais

Álvaro Magalhães
Escritor
Bernardo Costa
Produtor
Matay
Cantor
Mário Augusto
Jornalista
Luísa Ducla Soares
Escritora
Pedro Seromenho
Escritor
Clara Cunha
Escritora
Richard Zimler
Escritor
Valter Hugo Mãe
Escritor
Paulo Azevedo
Escritor
Pedro Fernandes
Locutor de rádio
Carlos Daniel
Jornalista
Sealife

Siga os Zupis

Float 6 Float 6