back-to-top

Projeto chave na mão!

O Palavra-chave é um projeto que vai ao encontro dos novos contextos de aprendizagem, motivando os alunos para a disciplina de Português através do trabalho dinâmico, apelativo e consistente dos diversos domínios. Venha explorar o Palavra-chave e descubra todos os recursos que fazem deste um projeto único e inovador.

Autoras

Competência Gramatical - Ações Estratégicas de análise e modificação

Ana Miguel de Paiva

Ana Miguel de Paiva nasceu em Coimbra, cidade que serviu de cenário aos seus estudos.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa e tirou uma pós-graduação em Teatro Clássico e Sua Receção. É professora de Português do 3.º Ciclo do Ensino Básico há cerca de vinte anos. Também foi, durante bastante tempo, professora de Teatro. Colabora, há duas décadas, com um projeto que dinamiza a cultura clássica junto de crianças e jovens.
Tem, desde 2017-2018, desempenhado o cargo de Coordenadora da implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular no 3.º Ciclo. Participa, como autora de manuais escolares da Porto Editora, em projetos de sucesso desde 2008. Tem participado como formadora convidada em formações e comunicações a professores no âmbito da Cultura Clássica e Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Bárbara de Oliveira Meireles

Bárbara de Oliveira Meireles nasceu no Porto, em 1982, e estudou no Colégio de Santa Teresa de Jesus e na Escola Secundária D. Dinis, em Santo Tirso. Licenciou-se em Ensino do Curso de Humanidades e fez mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa.
É professora de Educação Especial e de Português dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, há mais de quinze anos. Coordenou vários projetos desenvolvidos na área da Educação Especial e publicou alguns artigos sobre este tema, mais recentemente, na "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación".
Colabora, desde 2018, na elaboração de manuais escolares, da disciplina de Português, da Porto Editora.

Gabriela Barroso de Almeida

Gabriela Barroso de Almeida nasceu no Porto, em 1971, tendo frequentado as Escolas Francisco Torrinha, Garcia de Orta e Carolina Michaelis, além do Conservatório de Música do Porto, onde fez o curso de Piano. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e fez uma pós-graduação em Literatura Europeia na Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca.
É professora dos Ensinos Básico e Secundário há vinte e cinco anos, na área de Português e Latim, tendo participado, como formadora convidada, em formações a professores no âmbito da Cultura Clássica. Autora de projetos de sucesso da Porto Editora desde 2008, vive atualmente em Coimbra, onde leciona, no 3.º Ciclo do Ensino Básico, as disciplinas de Português e Teatro.

Sónia Gonçalves Junqueira

Sónia Gonçalves Junqueira nasceu em Espinho, em 1978, e estudou na Escola EB 2/3 Sá Couto e na Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida. Quando frequentava o Ensino Secundário, desenvolveu o interesse pelos meios de comunicação: escreveu algumas crónicas para um jornal local, o «Espinho Vareiro», e colaborou em algumas rubricas de uma rádio local, a «Rádio Globo Azul».
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É professora de Português do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário no Porto, cidade onde vive desde 2003.
Colabora com a Porto Editora desde 2005, tendo participado em projetos tão diversos como a Escola Virtual (www.escolavirtual.pt), a elaboração de materiais de Português Língua Não Materna e da Gramática Prática de Português (Ensino Secundário). Há doze anos que é, também, autora de manuais escolares.

Revisora científica

Violante F. Magalhães
Doutorada em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professora e formadora de docentes do Ensino Básico, nas áreas de Didática do Português e de Didática da Literatura Infantojuvenil desde 1991. Coautora do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e consultora do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário. Vice-presidente da Associação Portuguesa de Críticos Literários.