back-to-top

Chegar a todos os alunos!

Com a segurança que só uma equipa experiente de professores lhe pode garantir, o Marca a página permite que a sua aula de Português seja cada vez mais um espaço em que, a partir dos clássicos da literatura portuguesa, professores e alunos pensam, em conjunto, a literatura, a cultura, a arte, o tempo em que vivemos, construindo caminhos de motivação e de sucesso.

Autores

A escola que temos é a escola que queremos? | O trabalho autónomo e a avaliação por rubricas na aula de Português.

Ricardo Cruz

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde concluiu, também, o Curso de Especialização de Mestrado em Ciências da Comunicação, Ricardo Cruz tem uma pós-graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, onde realizou o primeiro ano do doutoramento em Ciências da Educação, na área de Organização Escolar.
Com mais de vinte anos de experiência docente, sobretudo no Ensino Secundário, exerceu vários cargos, desde diretor de curso tecnológico, diretor pedagógico, coordenador do Departamento de Português e coordenador da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola. É formador de professores, credenciado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas de Didáticas Específicas (Português), Ciências da Comunicação, Tecnologia e Comunicação Educativa e Tecnologias Educativas (Meios Audiovisuais).
Publicou artigos e capítulos de livros e foi orador em conferências, nas áreas da comunicação política, novos media e ciências da educação.
Colabora com a Porto Editora desde 2012, na criação intelectual de livros de apoio escolar para a disciplina de Português (Ensino Secundário), na formação de professores e na coautoria do manual Marca a página.

Isolete Sousa

Maria Isolete Pinheiro de Sousa é professora de Português do Ensino Secundário há mais de quinze anos e é licenciada, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses. Nessa mesma instituição, fez o curso de especialização em Sociologia – Sociedade Portuguesa Contemporânea, Estruturas e Dinâmicas. É mestre em Ciências da Educação, na área de Supervisão Pedagógica.
Lecionou a disciplina de Português, desde o 5.º até ao 12.º ano. Nos últimos dez anos, é professora do Ensino Secundário. Foi professora no Instituto Superior da Maia da unidade “Comunicar em Língua Portuguesa”, no Curso de Especialização Tecnológica de Desenvolvimento de Produtos Multimédia.
No seu percurso profissional, exerceu diversos cargos de coordenação pedagógica, sendo os últimos anos dedicados à coordenação do Departamento de Línguas e Ciências Sociais, no estabelecimento de ensino onde leciona.

Bárbara Tavares

Bárbara Tavares é natural do Porto e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
É professora de Português, com mais de vinte anos de experiência, no 3.º Ciclo e Ensino Secundário, e formadora de professores na área das Didáticas Específicas.
Em 2011, foi galardoada com o Selo Europeu para as Iniciativas Inovadoras no Ensino das Línguas, com o projeto “Cada aluno por horizonte, uma metodologia inovadora para o ensino das línguas”.
No seu percurso profissional, destaca-se a coordenação de diversos projetos pedagógicos, o desempenho de funções de coordenação de equipas, a orientação de estágios pedagógicos, a colaboração com jornais e rádios locais e a frequência de vários cursos de formação europeus, na área da educação. Em alguns destes cursos participou como oradora, partilhando experiências pedagógicas que realizou na sua prática letiva.

Daniela Pinheiro

Licenciada em Literatura Comparada e com uma pós-graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa, Daniela Pinheiro é professora de Português há vinte anos, lecionando desde o 5.º ano até ao 12.º ano, com uma maior incidência no Ensino Secundário, nos últimos anos.
Em 2017, integrou a equipa que implementou o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) em escolas-piloto, bem como integra a equipa da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola.
Coordenou o Departamento de Línguas no estabelecimento de ensino onde é professora, tendo sido orientadora de estágios pedagógicos e participado como oradora em seminários de investigação educativa.
Daniela Pinheiro é autora e coautora de livros de apoio à aprendizagem de Português e participou como coautora no e-book: “INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E MUDANÇA EDUCATIVA – Da teoria à prática”.

Revisora científica e pedagógica

Helena Topa Valentim
Doutora em Linguística (especialização em Semântica) pela Universidade Nova de Lisboa.
Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.
Formadora (reconhecida pelo CCPFC) nas áreas de Português/Língua Portuguesa e Linguística.
Coordenadora dos Mestrados em Ensino de Português da NOVA/ FCSH.