back-to-top

“Assim, gosto de Matemática!”

Esta é a frase que nós, equipa de autores do Espiral, queremos que seja repetida pelos seus alunos. Neste contexto de mudança, os professores deparam-se com grandes desafios. Este projeto vai ajudá-lo a envolver os seus alunos na aprendizagem da Matemática de forma lúdica, tecnológica e articulada, com contextos reais e atuais, sem que isso represente mais trabalho para si. Como este projeto explora a dupla vertente do professor de Matemática e de Ciências Naturais, ajudará a que os seus alunos compreendam melhor o que os rodeia e os ajude a trabalhar o seu espírito crítico. Queremos que sinta confiança, inovação e segurança. Com o Espiral, será mais fácil preparar aulas dinâmicas e flexíveis, porque terá, ao seu dispor, recursos inovadores e inclusivos, adaptados às diferentes necessidades dos seus alunos. Junte-se a nós nesta viagem pelo Espiral, porque o mais importante… é o sucesso dos nossos alunos.

Autores

Assim, gosto de Matemática! - Conheça a equipa

Belmiro Costa

Licenciado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e mestre em Matemática e Educação, é professor do quadro do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, em Espinho.
No seu percurso ligado à Educação Matemática, destacam-se os seguintes:
- Orientador de Estágio Pedagógico, durante vários anos, de alunos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
- Formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
- Integrou a equipa de Professores Acompanhantes em momentos da implementação de novos programas.
- Participou, recentemente, na formação para capacitação de Formador para a implementação da Aprendizagens Essenciais da Matemática.
- Autor de livros de exercícios e coautor de manuais escolares de Matemática do 5.º ano ao 12.º ano.

Ermelinda Rodrigues

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e mestre em Matemática e Educação, é professora do quadro do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, em Espinho.
Professora de Matemática por vocação, e com um percurso ligado ao ensino, tem desenvolvido a sua atividade profissional com especial foco na formação de professores, tecnologia e didática da disciplina. Na sua participação ativa da vida escolar, destacam-se as seguintes:
- Dinamização de diversas ações de formação para docentes, sendo formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
- Integrou a equipa de Professores Acompanhantes dos programas do Ensino Secundário aquando da implementação de novos programas.
- Desempenhou cargos de coordenação de departamento e de grupo disciplinar e integrou o Conselho Geral e Direção.
- Coautora de manuais escolares de Matemática do 5.º ano ao 12.º ano.
- E um gosto enorme pela sala de aula!

Ana Pais Andrade

Licenciada em Ensino de Matemática pela Universidade do Minho e professora de Matemática dos Ensinos Básico e Secundário desde 2001.
Criadora intelectual de conteúdos para edição da Porto Editora e coautora de manuais escolares de Matemática do 2.° Ciclo.