back-to-top

Aprender a ser um historiador TOP

Partimos à descoberta dos indivíduos comuns e das grandes personalidades nas páginas de abertura de subdomínio e nas suas atrativas animações.
Cada aula inicia-se com uma motivação no “Para começar”, avança com o “À conversa com… as fontes!” e termina com o “Para sintetizar”, sempre com recurso ao vídeo-resumo, ao TPC inclusivo e a uma Ficha no GPS do Aluno.
Um manual funcional com componentes de utilização prática, com documentos dos media (notícias atuais que ligam o passado ao presente), que ainda ensina a olhar a arte e a aprender a ser um historiador TOP.

Autores

Como avaliar as Aprendizagens Essenciais de História por Rubricas no 3.º Ciclo do Ensino Básico? - Parte 1

Cristina Maia

Professora de História há 31 anos, tendo lecionado no Ensino Básico e Secundário e sendo, atualmente, Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.
É Mestre e Doutora em História e publicou vários trabalhos de investigação no âmbito da Educação Histórica em revistas e livros da especialidade, estando ligada a redes de investigação nacionais e internacionais, com participação e dinamização assídua de congressos, cursos e seminários.
Paralelamente, criou e implementou cursos de formação contínua de professores.
É autora de manuais escolares da Porto Editora desde 1996.

Ana Margarida Maia

Professora de História do Ensino Básico e Secundário há 27 anos, em inúmeras escolas.
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica e pós-graduada em Ensino Especial.
Ao longo dos anos, exerceu cargos de diretora de turma, delegada de grupo, orientadora de estágio e coordenadora de Departamento Curricular, sendo também autora de manuais escolares da Porto Editora.

Ana Margarida Caramez

Professora de História do Ensino Básico e Secundário durante 16 anos.
Licenciada em História – variante de Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo frequentado o mestrado em História Contemporânea na mesma faculdade. Mais tarde, tornou-se Mestre em Turismo, Património e Desenvolvimento, pelo Instituto Universitário da Maia.
Trabalhou na área da Arqueologia, antes de enveredar pelo ensino. Desempenhou funções de diretora de turma e de coordenação de projetos.
Criou as “Histórias da Menina Catita”, que a levaram a percorrer mais de 100 escolas do 1.º e 2.º ciclos para promover o gosto pela História junto dos mais novos.

Jorge Pereira Araújo

Professor de História do Ensino Básico e Secundário há 27 anos.
Licenciado em História – Ramo Educacional e pós-graduado em Museologia, tendo igualmente adquirido os graus de Mestre e Doutor em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Ao longo dos anos, desempenhou funções de diretor de turma, coordenador do Departamento Curricular e de coordenador de diretores de turma.
É autor de vários artigos científicos da especialidade, bem como de livros juvenis sobre História local. Participou, ainda, em vários congressos.

Revisores

Luís Miguel Duarte
Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.